Pesquisadoras revelam em conversa na UFSC processo de criação do espetáculo “A Mesa”

A equipe técnica da montagem “A Mesa”, projeto contemplado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Dança 2022, realiza nesta quarta-feira (7), às 19h30, conversa sobre o processo de formação e criação cênica. O encontro será no bloco A (sala 211) do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com entrada gratuita.

Com mediação da professora Bárbara Biscaro, as pesquisadoras Diana Gilardenghi, Lucila Vilela, Vera Torres e a produtora Crica Gadotti falam sobre o desafio de colocar em cena 13 pessoas num programa de curta duração por tudo o que envolve a sua idealização. Em quatro meses, as oficinas de dança contemporânea, a pesquisa teórica, a criação de máscaras e a montagem se configuram a partir da referência de “A Mesa Verde” (1932), obra clássica do coreógrafo alemão Kurt Jooss.

Espetáculo “A Mesa”, que associa dança, história e política, sensibilizou o público em apresentações realizadas em maio no Sesc Prainha – Foto: Cristiano Prim/Divulgação/ND

O resultado sensibiliza a plateia, que lota as quatro apresentações no mês de maio, no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis. Ao associar dança, história e política, a montagem ressoa em pontos emocionais de cada espectador que também estabelece relações com a atual complexa realidade brasileira.

Embora curta, a temporada ajuda a estruturar no palco as concepções coletivas que alcançam acertos no seu conjunto, na composição e direção musical de Diogo de Haro, no violino de Fernando Bresolin, na voz de Eduardo Bassani, no figurino de Esha e na iluminação de Hedra Rockenbach.

Na experiência das trajetórias individuais desses profissionais, cada um na sua singularidade, confere-se beleza ou estranhamentos nos movimentos dos artistas do corpo Ana Otero, Alyssa Tessari, Ariel Gabor, Denise Krieger, Eduardo Bassani, Fabiola Peron, Gelson Forte, Karina Collaço, Karol Alves, Lilian Yamaguchi, Mel Yan e Monica Siedler.

Pesquisadoras Vera Torres, Crica Gadotti e Lucila Vilela em debate sobre o espetáculo “A Mesa” – Foto: Cristiano Prim/Divulgação/ND

Conduzido pelas pesquisadoras Diana Gilardenghi, Bia Vilela, Vera Torres, Lucila Vilela e Tejas, o trabalho mergulha na história da dança para propor, a partir da memória e do tempo contemporâneo, reflexões sobre a sociedade, a arte, a política e a condição humana. Os 13 artistas em cena e as cinco condutoras articulam dança, história e política em um processo criativo coletivo. Com distintas experiências e formações, a equipe agrega artistas de diferentes disciplinas como dança, música, teatro, artes visuais e audiovisual.

Em “A Mesa”, artistas com distintas experiências e formações em dança, música, teatro, artes visuais e audiovisual convergem para um resultado emocionante

A arte, a política e as escolhas humanas

O caráter atemporal de “A Mesa Verde” (1932), de Jooss, aciona o projeto catarinense e permite aproximar situações e temporalidades distintas. Da Alemanha pré-nazista para o atual contexto político-social brasileiro é entender a dança como potência política. A importância histórica e artística serve como fundamentação teórica e conceitual para pensar a dança atual.

Concebida no entreguerras, a peça de Jooss tem enorme repercussão pois antecipa o movimento nazista que, logo depois, ocupa a Alemanha. O coreógrafo pesquisa e trabalha sobre as danças macabras medievais. Ao compor o tema da morte intercalado com as conferências diplomáticas, critica o jogo político e a responsabilidade com as vidas humanas, traz para a arte a sensibilidade de uma época.

Trata-se de uma obra que não se limita ao seu momento de criação. “A Mesa Verde” suscita até hoje novas montagens, inquietações e reflexões. A leitura do contexto social e político e o modo como organiza a cena, com a vida de uma população sendo decidida numa mesa composta por velhos políticos, transforma o espetáculo em uma referência para pensar a sociedade, a arte, a política e as escolhas humanas.

*Com informações da assessoria de imprensa

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