Após percorrer o estado catarinense, Coren-SC encerra Semana da Enfermagem 2023


Oficinas marcaram o último dia de atividades, em Florianópolis A Semana da Enfermagem chegou ao fim no dia 30 de maio. Depois que as atividades do Conselho Regional de Santa Catarina (Coren-SC) circularam por todas as regiões de Santa Catarina, foi a vez dos estudantes, enfermeiros, auxiliares e técnicos de Florianópolis receberem as palestras e ações. Ao todo, foram duas oficinas simultâneas: sobre Cuidados Paliativos, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); e sobre Design Thinking e Design de Serviço em Enfermagem, no Senac.
> Semana da Enfermagem 2023 passa por Curitibanos com cultura e conhecimento
Na primeira delas, os participantes puderam conhecer mais sobre os cuidados paliativos, que consistem em uma série de ações para garantir o conforto e a qualidade de vida de pacientes em estágio final ou com uma enfermidade em fase avançada. Eles também puderam conhecer melhor os conceitos, a aplicação e a parte técnica desta área.
As responsáveis por ministrar a oficina foram as integrantes do grupo de trabalho sobre cuidados paliativos do Coren-SC, Maristela Jeci dos Santos, Joeli Fernanda Basso e Sabrina Silva de Souza. Para fazer a abertura e representar o Conselho neste momento, a presidente Maristela de Azevedo esteve presente no local. De acordo com ela, os cuidados paliativos tem uma conexão grande com o acolhimento, que é um tema de destaque para a enfermagem no momento.
Já Maristela, que também é vice-presidente da Associação Nacional de Cuidados Paliativos, falou que o objetivo da prática não é interferir no processo de vida e morte do paciente, mas sim, proporcionar uma sobrevida de qualidade em um momento tão delicado.
Empreendedorismo em foco
Ainda, também na terça-feira, os profissionais de enfermagem tiveram a oportunidade de ter um outro olhar para a profissão: o empreendedorismo, através de uma palestra sobre Design Thinking. A atividade tem sido abordada pelo Coren-SC ao longo dos últimos meses, e na ocasião, foi ministrada pela enfermeira Daniela Farinella, que é Coordenadora Estadual de Escolas em Enfermagem do Senac, e atua no Grupo de Trabalho em Empreendedorismo do Coren-SC. O enfermeiro e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), José Luiz Guedes, também participou da ação.
Daniela utilizou uma metodologia ativa, com muito debate e troca de informações entre os participantes, como metodologia da oficina. Segundo ela, o mercado da enfermagem tem passado por avanços, mas enfrentado desafios, o que abre a oportunidade para novos métodos de atuação da profissão.
Semana passou por todo o estado
As atividades da Semana de Enfermagem 2023, promovidas pelo Coren-SC, circularam por todas as regiões do estado e conversaram com os mais diferentes profissionais e estudantes da área. A enfermeira Sandra Regina da Costa é vice-presidente do Conselho, e pode acompanhar todas as atividades de perto. Segundo ela, a ocasião foi um momento de aproximação com os profissionais, o que tem toda a afinidade com o propósito do Coren-SC.
“Queremos sair da sede e chegar mais próximos dos profissionais para poder ouvir e dialogar com eles. Nós já fizemos isso no ano passado com o Coren + Perto de Você, levando a diretoria a instituições e locais com profissionais de enfermagem. Neste ano, levamos como tema da palestra magna a força da enfermagem, um tema nacional que teve como iniciativa despertar a reflexão sobre o senso crítico da profissão”, reforça a vice-presidente.
Segundo ela, o profissional de enfermagem é a maior categoria na área da saúde, e ao mesmo tempo, é a que passa todos os dias do ano com o paciente. Ainda, é uma profissão que lida muito com o cuidado, mas que possui diversas lutas para conquistar o seu espaço, como a aplicação do piso salarial e a redução da carga horária de trabalho.
“Queremos despertar o empoderamento da enfermagem, e como o profissional pode ser autônomo na sua rotina, nos diferentes níveis da profissão. Atuamos desde a atenção primária, que é a porta de entrada para o usuário no sistema de saúde, até os casos mais complexos que podem existir. Hoje, ainda, a enfermagem está na estética, no empreendedorismo, nos cuidados paliativos… Temáticas que foram abordadas nas palestras da Semana da Enfermagem e que mostram outras facetas da profissão”, reforça Sandra.
Para finalizar, a vice-presidente ressalta a importância dos momentos culturais, que estiveram presentes em todos os eventos e fizeram a diferença durante a Semana da Enfermagem. De acordo com ela, o objetivo dessas ações é promover, aliado ao conhecimento científico, um momento de felicidade e leveza.
A presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, reforça que a passagem por todas as regiões de Santa Catarina foi uma oportunidade para conhecer as necessidades dos profissionais, independente da região em que eles atuam. Com a proximidade, foi possível escutar as demandas e contribuir para uma atuação mais plural.
“Acredito que essa passagem pelo estado, em que conversamos com os profissionais e conseguimos fazer uma escuta de suas demandas, é fundamental. Contribui para ampliar a visão que temos sobre a enfermagem em Santa Catarina. Cada região tem suas demandas próprias, mas ao mesmo tempo, temos pautas em comum, como as condições de trabalho e remuneração”, afirma.
Atividades não param
Embora as atividades da Semana da Enfermagem tenham chegado ao fim, o Coren-SC segue ativo para levar troca de conhecimento e empoderamento a todos os profissionais e estudantes da enfermagem no estado. Um exemplo são os encontros de Responsáveis Técnicos, que já aconteceram em três regiões e agora seguem para as outras localidades. Os próximos encontros serão em Blumenau, no dia 15 de junho, em Joinville, no dia 20, e em Florianópolis, no dia 6 de julho. Nos dias 11 e 12 de setembro, um encontro estadual reunirá enfermeiros responsáveis técnicos representantes de todas as regiões catarinenses.
Ainda, o Conselho está atuando intensivamente com os encontros das comissões éticas das regiões, que contam com a participação de enfermeiros e técnicos de enfermagem de unidades hospitalares, clínicas e prefeituras.
Para o segundo semestre, além do Encontro Estadual de Responsáveis Técnicos, estão previstos outros eventos importantes, como o Encontro Estadual de Empreendedorismo, o Encontro Estadual das Comissões de Ética de Enfermagem, nos dias 13 e 14 de julho. Ainda, acontece o Seminário Administrativo do Coren, que visa engajar profissionais, estagiários e jovens aprendizes no debate de assuntos relevantes sobre o Conselho; e a Capacitação das Comissões de Instrução, que acontece em junho para debater e estudar sobre o novo código de processos éticos da enfermagem. O evento reunirá participantes de todo o estado em Florianópolis (SC), entre os dias 13 e 14 deste mês.
Conforme explica Maristela, as ações promovidas pelo Coren-SC são fundamentais para disseminar a importância do profissional de enfermagem pelo estado, já que promovem debates sobre assuntos relevantes para a prática da função.
“Abordamos assuntos que ajudam os profissionais a realizarem uma prática segura, de qualidade, e principalmente, com ética à população. Temos como prerrogativa a fiscalização e normatização do exercício profissional de enfermagem, visando a defesa daqueles que buscam atendimento nas instituições de saúde, sejam públicas, privadas ou filantrópicas. Esse é o sentimento que nos move, atender com excelência e ética profissional”, finaliza a presidente.
Para ficar por dentro das atividades do Coren-SC, acesse o site.
Leia também
Semana de Enfermagem do Coren leva oficina de estética e coral à Blumenau

Adicionar aos favoritos o Link permanente.