Jorginho Mello discute mobilidade e saúde com prefeitos da Foz do Rio Itajaí

O governador Jorginho Mello (PL) se reuniu na manhã desta quarta-feira (7) com representantes da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí). A reunião, na sede da entidade, em Itajaí, faz parte de uma série de encontros do governo Estadual com os municípios.

Jorginho Mello discute mobilidade e saúde com prefeitos da Foz do Rio Itajaí – Foto ilustrativa: Divulgação

Os prefeitos devem levar ao governador demandas antigas da região, como obras do governo do Estado que estão paradas e projetos que necessitam de apoio estadual. Uma das pautas trazidas pela maioria dos municípios é a mobilidade local e a saúde pública.

O presidente da Amfri e prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dallago Muller, o Paulinho, afirma que a expectativa para a visita do governador era grande, dada a importância da região para Santa Catarina. “É preciso sim dialogar com o governo do Estado e evoluir na pauta tanto da mobilidade quanto da saúde”.

“O Estado tem que colocar a mão para que esses recursos cheguem até as cidades, e para que a população não seja afetada como está sendo hoje”, afirma. Paulinho considera que existe um “colapso geral da saúde” na região.

“Sou municipalista, sei de todas as dificuldades dos municípios”, afirmou Jorginho. Segundo ele, o intuito é fazer um “raio-x” das obras estaduais paradas em cada município e avaliar o que deve ter continuidade.

Sediada em Itajaí, associação representa 11 cidades da região – Foto: Divulgação/AMFRI

Jorginho reforça a pauta da saúde: ele afirma que foram “30 anos sem colocar um prego” nos hospitais públicos do Estado. “Não tem onde sentar, pai segurando soro, 7, 8, 10 horas de espera”. A promessa é de melhorar a saúde pública do Estado, usando parcerias com hospitais filantrópicos para diminuir a demanda dos públicos.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, o diálogo com o governo do Estado é crucial para avanças as pautas locais e regionais. Para ele, os temas mais importantes são a saúde, a segurança pública, a mobilidade, “e tentar encaixar essas demandas dentro das prioridades do que o governo estadual está fazendo”.

Já Itajaí, representada por Thiago Morastoni, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, reforça a pauta da mobilidade. “Muitas pessoas moram em uma cidade e trabalham em outra”, lembra. A saúde é outra pauta em comum e trazida por Itajaí.

Para o prefeito de Navegantes, Liba Fronza, “apresentando essas demandas ao governador, sabendo e desenvolvimento da nossa região e da importância que Navegantes tem para Santa Catarina, nós temos certeza que a sensibilidade do governador vai fazer que o que a gente possa avançar com esses projetos”.

Fazem parte da Amfri 11 municípios: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

*Com informações da repórter Thayná Costa, da NDTV. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.