Florianópolis celebra Corpus Christi com tapetes coloridos e ações de solidariedade

A tradicional celebração de Corpus Christi ocorre hoje em diversos bairros da Grande Florianópolis. Na Catedral Metropolitana da Capital, a confecção dos tapetes será a partir das 8h30 de hoje.

Às 15h, o arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, preside a missa, que será seguida de procissão pelas ruas do Centro Histórico.

A confecção dos tapetes é um costume no dia de Corpus Christi – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

A confecção dos tapetes é um costume no dia de Corpus Christi. A ação surgiu com o intuito de aproximar os fiéis da presença de Jesus, como explica dom Wilson.

“Cristo não fica somente dentro da igreja, mas ele vai para as ruas para estar junto de seu povo. Se Ele, que é a maior presença que podemos ter, passa nas nossas ruas, nós as enfeitamos para que seja bem recebido”.

A tradição começou em Portugal e foi difundida no Brasil pelos colonizadores. “Se adotou esse costume e depois foi se aperfeiçoando. Hoje, os tapetes em muitos lugares são uma verdadeira obra de arte”, acrescenta o arcebispo.

Segundo Mateus Silva, religioso do Instituto Missionário do Coração Imaculado de Maria, os preparativos para a confecção dos tapetes na Paróquia Santo Antônio e Santa Maria Goretti, no bairro Coloninha, na Capital, começaram há duas semanas com o recolhimento de pó de café e com a pintura das serragens.

Ele explica que esses materiais, juntamente com o sal, areia, entre outros, são escolhidos pelo baixo custo e pela facilidade de se encontrar. “O pó de café, por exemplo, é algo que todo mundo utiliza e que iria para o descarte, então nós pegamos. A serragem é porque é barato e de fácil tingimento”.

De acordo com o arcebispo, além das diversas atividades que compõe a programação em cada paróquia, também há a arrecadação de alimentos, de higiene e limpeza, e de roupas e cobertores. Na Catedral, as doações serão destinadas ao Asilo Irmão Joaquim e à Pastoral do Migrante.

Confira a programação do Corpus Christi em Florianópolis

Florianópolis

Centro

  • 8h30 missa no Asilo Irmão Joaquim
  • 15h missa e procissão na Catedral
  • 18h15 missa na Catedral

Dezoito bairros da cidade possuem programação própria. Confira no site da Arquidiocese de Florianópolis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.