Seguranças armados, botão do pânico e câmeras: saiba como será a volta às aulas em Blumenau

Desde o ataque a creche Cantinho Bom Pastor, que deixou quatro crianças sem vida na quarta-feira (05), escolas e creches da rede municipal de ensino de Blumenau, no Vale do Itajaí, estavam com as aulas suspensas. Após o período de férias para efetivar segurança nas creches e escolas, estudantes das 128 instituições de ensino municipais voltam às aulas na próxima segunda-feira (17).

Seguranças armados, botão do pânico e câmeras: saiba como será a volta às aulas em Blumenau – Foto: Divulgação/ND

Na tarde desta sexta-feira (14), a Prefeitura de Blumenau anunciou em uma coletiva de imprensa as novas medidas de segurança que estarão em vigor nas creches e escolas do município para o retorno dos estudantes.

Entre as principais ações está a presença de um segurança em cada uma das 128 instituições de ensino municipais. Neste primeiro momento, serão 50 seguranças armados com armas de fogo e 100 seguranças sem armas de fogo. A partir de segunda-feira (24), todos os seguranças estarão armados com armas de fogo. Ao todo serão 150 postos de vigilância.

Segundo a prefeitura, equipes técnicas também visitaram todas as instituições de ensino para verificar possíveis vulnerabilidades na estrutura física das unidades. As manutenções e obras de melhoria nas instituições já estão ocorrendo e devem seguir nas próximas semanas.

A prefeitura ressaltou durante a coletiva que a Secretaria de Educação também já vinha realizando investimentos e implementando as medidas de segurança como muros e cercas nas escolas e CEIs mesmo antes do atentado ao CEI Cantinho Bom Pastor.

Além disso, um levantamento foi realizado para analisar a quantidade de câmeras de monitoramento necessárias em cada instituição. A partir disso, a equipe de gestão está trabalhando na compra destes equipamentos com prazo de implantação de 15 a 20 dias.

No total, serão 220 câmeras instaladas na entrada das unidades. Através de um software, a Polícia Militar e equipes da prefeitura por meio da Central de Controle Operacional terão acesso em tempo real às imagens das escolas e CEIs do município. Botões de pânico também serão colocados fisicamente em locais estratégicos nas unidades, os botões também serão interligados com a CCO e a Polícia Militar.

Outra medida é o plano de contingência elaborado pela Secretaria de Defesa Civil juntamente com os órgãos de proteção. As equipes durante a semana trabalharam na elaboração do plano para a situação de ataques e que será apresentado e construído em cada unidade nos próximos 60 dias. Na próxima semana a Secretaria de Educação estará enviando o projeto de lei para a Câmara de Vereadores que define a ampliação das equipes multiprofissionais para atuarem nas escolas e CEIs do município. As equipes são compostas por psicólogos e assistentes sociais. O projeto de lei prevê a ampliação para sete equipes multiprofissionais.

Na tarde desta sexta-feira, a secretaria de educação também se reuniu com todos os 128 diretores da rede municipal para alinhar e definir como será o retorno às aulas na segunda-feira.

ND+ não irá publicar os nomes do autor e das vítimas do ataque, assim como imagens explícitas do crime. A decisão editorial foi feita em respeito às famílias e ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), também para não compactuar com o protagonismo de criminosos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.