Saiba o que é hidrogênio verde, combustível do futuro produzido com energia solar


Produzido sem a emissão de CO2, ele é uma alternativa promissora para descarbonizar o planeta A produção de energia elétrica é um dos assuntos mais debatidos quando o tema é a saúde do planeta. Afinal, de acordo com um estudo feito pela International Energy Agency (IEA), o consumo de energia tende a crescer em até 2050 até 2050, o que é estima-se ser um risco muito grande para a preservação ambiental. Para contornar essa situação, diversos países do mundo estão se comprometendo com a produção de energia de forma limpa e renovável, que reduz a emissão de dióxido de carbono (CO2), gás que provoca desequilíbrio no efeito estufa.
Piscina aquecida inclusive em dias mais frios e com baixo custo? Saiba como
Diante dessas discussões, que têm sido cada vez mais frequentes, o hidrogênio verde tem sido destacado como o combustível do futuro. Ele pode ser uma alternativa para diversos processos que utilizam combustíveis fósseis, altamente poluentes para a camada de ozônio. Mas, afinal, o que é essa substância, e qual é o potencial ecológico dela?
Entenda o que é
O hidrogênio verde é uma forma de produção de hidrogênio que utiliza energia renovável para obtê-lo através da eletrólise da água, um processo de decomposição que acontece a partir da passagem de uma corrente elétrica por ela. Ele não envolve a emissão de gases poluentes, ou seja, é uma opção sustentável e ambientalmente amigável para a geração de combustíveis.
Essa maneira de conseguir hidrogênio verde, conforme indica uma pesquisa da Agência Internacional de Energia (AIE), pouparia cerca de 830 milhões de toneladas de CO2 ao ano. A produção de hidrogênio verde envolve a utilização de eletricidade gerada por fontes renováveis, entre elas, a solar, apontada como uma das principais formas de gerar a própria energia na atualidade.
É o fim da energia vinda de combustíveis fósseis?
Uma das principais vantagens do hidrogênio verde é a versatilidade de aplicações, já que ele pode ser usado em diversos setores — tanto nos transportes, indústrias e residências como na geração de eletricidade. A principal delas ainda é o transporte, já que ele pode ser usado para alimentar veículos elétricos movidos a hidrogênio, oferecendo uma alternativa à combustão interna para reduzir a emissão de gases poluentes.
Hidrogênio verde e a energia solar
Embora o hidrogênio verde esteja ganhando espaço, hoje, um dos desafios para a utilização em massa dele está nos altos custos, já que cada quilo da substância deve custar em torno dos US$ 5. Mas, a energia solar surge como uma opção promissora para reduzir os custos e popularizar o uso, o que a longo prazo, fará toda a diferença para a preservação ambiental.
Ao utilizar a energia solar como propulsora para impulsionar a geração de hidrogênio, garante-se a produção sustentável e renovável da substância. Essa combinação tem algumas vantagens, principalmente devido a abundância do sol, que permite que o processo de produção do hidrogênio verde seja escalável e mais acessível. A utilização conjunta de energia solar e hidrogênio verde permite uma transição para uma economia mais sustentável, livre de emissões. Ainda, estimula o desenvolvimento de novas tecnologias e de infraestrutura que viabilizem esse processo.
Diante deste cenário, o Brasil se destaca por ser um dos maiores produtores mundiais de hidrogênio verde. Afinal, o país se destaca por ter um potencial avançado para a produção de energia através de fontes renováveis, em especial, a solar e a eólica. A expectativa é que o país, nos próximos anos, sirva de local para a instalação de diversas usinas de hidrogênio verde — sendo que a primeira delas, que utilizará energia solar, já foi anunciada e deve ser instalada no Paraná.
O futuro está na energia solar
Além da produção de hidrogênio verde, a energia solar deve ser a principal fonte sustentável e renovável de energia no futuro. Isso porque estima-se que os avanços tecnológicos e a redução de custos fortalecerão o acesso à essa geração energética, que contribui diretamente para um futuro mais limpo e livre de gases poluentes.
Como calcular o número de painéis solares para sua casa ou empresa?
Hoje, a energia solar já tornou-se a segunda principal fonte de energia na matriz do Brasil, atrás apenas da fonte hídrica, de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Para o consumidor, além da autonomia de gerar energia de forma independente, limpa e sustentável, a energia solar pode valorizar o imóvel, reduzir os custos com a fatura, e ainda, garantir segurança e eficiência no abastecimento energético.
Energia solar é com a Topsun
Para quem deseja investir em energia solar, e assim, garantir economia e sustentabilidade no futuro, contar com uma empresa especializada é o melhor caminho. A Topsun é especialista e referência no segmento, atuando em todas as regiões de Santa Catarina com confiabilidade, garantia e uma equipe qualificada.
A empresa é sediada em Jaraguá do Sul e conta com a qualidade e tecnologia dos produtos WEG, que oferecem até 25 anos de garantia. Ainda, já foi responsável pela instalação de mais de 6 mil projetos em todo o estado.
Acesse o site da Topsun Energia Solar para saber mais detalhes.
Quer saber mais sobre energia solar? Confira conteúdos exclusivos no G1.
Leia também
5 formas de aproveitar a energia solar
Confira as principais tendências sustentáveis para o futuro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.