Defesa Civil alerta para risco de enxurradas e inundações em Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para risco de enxurradas e inundações no Estado nesta terça-feira (13). De acordo com a pasta, o “combo” que soma as baixas temperaturas, vento e chuva forte contribuem para os fenômenos.

Santa Catarina tem chance de enxurradas

Defesa Civil emitiu alerta para o risco de inundações e enxurradas nesta terça-feira  – Foto: Leo Munhoz/ND

Segundo a previsão, haverá grandes acumulados de chuva principalmente no litoral catarinense. Com isso, são esperadas elevações nos níveis dos rios, podendo ocorrer inundações pontuais e enxurradas, principalmente nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

Como estão os rios?

Nesta tarde, a maioria dos rios catarinenses se encontram em níveis de normalidade, tendo alguns pontos ainda em níveis de atenção para estiagem, principalmente nas regiões do Litoral Sul e Planalto Sul.

Na bacia do Rio Negro, na região do Planalto Norte, são esperadas elevações próximas ao nível de atenção já ao longo da quinta-feira (15). No rio Canoinhas, também há tendência de elevação, podendo chegar próximo ao nível de alerta para inundação, principalmente ao longo da sexta-feira (16).

Nas bacias dos Rios Itapocu e Cubatão do Norte, na região do Litoral Norte, os níveis mais elevados devem ser registrados entre  quinta e sexta-feira, devendo ficar próximos a níveis de alerta.

Santa Catarina pode registrar inundações

Os níveis dos rios Cubatão (foto) devem ficar maiores na quinta e sexta-feira (16) – Foto: Rogério da Silva/Secm/Divulgação ND

Na bacia do Rio Itajaí, destaca-se a região do Médio Vale, onde os níveis devem atingir seu máximo ao longo da sexta-feira, próximos a níveis de alerta para inundação. Já na região do Alto Vale, os rios devem apresentar elevação, atingindo níveis de atenção.

A Defesa Civil alerta que as demais bacias do litoral catarinense têm possibilidade de inundações e enxurradas em rios menores, como córregos e riachos.

De acordo com a pasta, a equipe de monitoramento e alerta segue acompanhando as mudanças nas condições, trazendo novas informações, frente a evolução do evento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.