Justiça obriga reforma urgente na escola Bom Pastor, em Chapecó: ‘problemas estruturais’

Uma decisão da Vara da Infância e Juventude da comarca de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, determinou que seja feita uma reformar na Escola Bom Pastor. A obra, segundo a decisão, deve ser feita em caráter de urgência para sanar problemas estruturais.

A escola Bom Pastor apresenta uma serie de problemas estruturais.

Após apresentar problemas estruturais, Justiça obriga reforma urgente na escola Bom Pastor. – Foto: Internet/NDTV/Reprodução/ND

Conforme informado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o governo do Estado deve iniciar as obras em julho com prazo de 12 meses para serem entregues, sob pena de multa diária no valor de R$ 2 mil.

Em conversa por telefone com a Coordenadora Regional de Educação, Jaqueline Weiler Brock, ela explicou para a equipe de reportagem da NDTV que a escola sempre recebeu atenção com manutenções, mas a partir de agora deverá ser feita uma reforma completa. “A equipe já está levantando os dados do que deve ser ajustado na escola”.

De acordo com ação civil pública formulada pelo Ministério Público, pais de alunos apresentaram fotos e vídeos comprovando infiltração em paredes, forro e aberturas, escoamento da água da chuva, problemas elétricos e na estrutura do teto.

No início do ano letivo de 2023, foram relacionados buracos no forro do teto, lajotas quebradas, inexistência de acesso por rampa ao terceiro pavimento e telhas da cobertura do ginásio prestes a cair.

Ainda conforma a Justiça, além da ausência de vagas cobertas de estacionamento para pessoas com deficiência, o que deixa os alunos especiais vulneráveis aos recorrentes vazamentos e alagamentos causados pelas chuvas que impedem, inclusive, o curso normal das aulas e causam curtos-circuitos.

“Neste caso, há evidente descumprimento das normas vigentes em prejuízo à segurança e ao bem-estar dos usuários dos serviços da escola estadual”, considerou a magistrada.

A equipe de reportagem do portal ND+ procurou o Governo do Estado, por meio da assessoria de comunicação, mas até às 18h30 desta terça-feira (13) não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para manifestação sobre o caso.

Veja imagens da escola Bom Pastor:

As aulas precisaram ser suspensas para segurança da comunidade escolar. – Vídeo: Internet/NDTV/Reprodução/ND

Salas e laboratórios foram invadidos pela água vinda de goteiras. – Vídeo: Internet/NDTV/Reprodução/ND

A escola tem uma estrutura construída a pouco tem. – Vídeo: Internet/NDTV/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.