SC confirma 18 casos de febre maculosa em 2023, mas bactéria é menos grave; veja sintomas


Quadros apresentados no Estado foram de menor intensidade e não resultaram em mortes, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Carrapato-estrela é o hospedeiro da bactéria que causa a febre maculosa
Ministério da Saúde/Reprodução
Santa Catarina registrou 18 casos da febre maculosa em 2023. Os quadros apresentados, no entanto, foram de menor intensidade e não resultaram em mortes. Isso ocorre, segundo o governo de Santa Catarina, porque a bactéria encontrada no Estado é a que produz quadros menos graves.
Chamada de Rickettsia parkeri, a bactéria menos grave é registrada em ambientes de Mata Atlântica, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Já a que causa os casos mais graves leva o nome de Rickettsia rickettsii. Os números de casos foram divulgados após a morte de quatro pessoas que foram à mesma festa em Campinas, interior de São Paulo.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o Ministério da Saúde, “a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável”. Os sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças que causam febre alta.
A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato infectado com a bactéria. A transmissão acontece quando o animal infectado fica aderido ao corpo da pessoa ou também pela penetração das bactérias em lesões de pele, através do esmagamento do animal.
No Brasil, o principal vetor da febre maculosa é o carrapato-estrela, que é encontrado especialmente em capivaras. Os principais sintomas são febre, cefaleia, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e lesão no local onde o carrapato ficou aderido.
Teto de prédio da Celesc cai após chuva forte e atendimento no local é suspenso
Para se prevenir, a Dive orienta os moradores a usarem roupas claras para identificar o carrapato no corpo; usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; evitar andar em locais com grama ou vegetação alta; usar repelentes de insetos.
Advogado apontado por viajar para o exterior com indenizações dos clientes é preso
Alargamento da Praia de Jurerê segue com edital suspenso por ‘exigências excessivas
Dados em Santa Catarina
Dos 18 casos em Santa Catarina, 5 aconteceram em Blumenau, no Vale do Itajaí. Jaraguá do Sul, no Norte, registrou 2 casos.
As cidades de Grão Pará, Corupá, Benedito Novo, Canelinha, Joinville, Rio dos Cedros, São Bento do Sul, Urussanga, Luiz Alves, Massaranduba e Orleans registraram um caso da febre maculosa, segundo a Dive.
Dúvidas
Dá para transmitir de pessoa para pessoa?
Não. A transmissão por contato humano é impossível.
Tem tratamento?
Sim, com um antibiótico específico. Ele deve começar imediatamente assim que o médico suspeitar que o paciente está contaminado, antes mesmo da confirmação do resultado do exame.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado em g1 SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.