Corpo em movimento: 3 dicas de exercícios para fazer em casa

Com a rotina agitada entre os estudos e as tarefas fora da escola, existem aqueles que acabam deixando de lado o cuidado com o corpo. Entretanto, além da alimentação adequada e dos sentimentos em dia, existe outro fator determinante para viver bem: o movimento.

O movimento e a hidratação são duas atividades básicas para manter o corpo em um bom funcionamento.

O exercício físico e a hidratação são duas atividades básicas para manter o corpo em bom funcionamento – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

Em um país que registra mais de 60% da população com problemas de peso, de acordo com a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) de 2020 , realizada pelo Ministério da Saúde, encontrar o prazer pela atividade física é uma atitude que pode surgir nas primeiras fases da vida.

O que é obesidade?

Por mais que o termo seja conhecido, você já parou para pensar o que caracteriza a obesidade? Mais do que o aspecto físico, aqui o que vale são os indicadores de saúde. Conhecida por ser uma doença crônica, o problema pode afetar homens e mulheres em qualquer idade.

Diabetes, apneia do sono e hipertensão arterial são algumas das complicações que podem surgir com os anos, afetando a qualidade de vida e o bem-estar.

A questão é tão preocupante que acende um sinal de alerta em todo o mundo, já que o Atlas Mundial da Obesidade 2022, publicado pela Federação Mundial de Obesidade (World Obesity Federation), estima que até 2025 serão mais de um bilhão de pessoas convivendo com a obesidade.

É preciso estar em movimento

Praticar esportes é uma das maneiras de manter o corpo em movimento

Praticar esportes é uma das maneiras de manter o corpo em movimento. – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

Basta pensar nas tarefas que executamos ao longo do dia para compreender que, em boa parte do tempo, estamos em movimento. Seja na troca de aula ou no momento do intervalo, o simples fato de caminhar já é responsável por inúmeras mudanças no organismo e até mesmo no humor.

Correr, caminhar, nadar e andar de bicicleta, por exemplo, são formas de manter os músculos em funcionamento, contribuindo com a circulação e com a ativação dos neurônios.

“O nosso corpo foi preparado para o movimento. É como uma máquina, se você não se movimenta, se você não usa, ela enferruja. E é isso que acontece com as pessoas que são sedentárias: o metabolismo não está sendo otimizado e ele vai enrijecendo”, explica a especialista em educação física e ex-jogadora profissional de vôlei, Claudia de Souza Santos.

Para ajudar você a entrar em movimento, selecionamos três dicas que podem fazer a diferença quando o assunto é mexer o esqueleto. Vamos conferir?

1. Alongamento

Sabe aquela espreguiçada logo depois de acordar? Por mais que o movimento pareça algo comum, existem diversos músculos e ligações que são trabalhados com um simples esticar dos braços. Além de melhorar a postura, o alongamento é uma opção para quem quer incluir o movimento na rotina.

Trabalhando regiões que incluem o pescoço, os ombros, a coluna e os pés, a sequência contribui com a circulação do sangue, relaxamento e liberação da endorfina, causando aquela sensação de prazer.

“Quanto mais o corpo estiver condicionado, melhor a sua performance no estudo, melhor você se sente emocionalmente”, completa a profissional Claudia de Souza Santos. Aproveite para fazer os exercícios em sequências, com duas ou três séries de 15 segundos.

2. Esportes

Se você é daqueles que adoram a adrenalina e não perdem uma competição, então o esporte pode ser uma forma de cuidar da saúde com diversão e empenho. Enquanto alguns são praticados em equipe, como o basquete, existem opções individuais, como a natação.

Ainda que algumas modalidades trabalhem mais as pernas ou braços, existe algo em comum: o ganho para o físico e o mental.

Além de aproveitar as aulas de educação física na escola, reúna os amigos e monte equipes/times para praticar fora do ambiente escolar. Seja uma vez por semana ou mais, o que importa é usar alguns minutinhos do dia para praticar o seu esporte preferido — essa é a melhor forma de colocar o corpo em movimento, quando a atividade é prazerosa!

3. Cuide da respiração

Quem pensa que respirar pelo nariz e soltar pela boca é um simples exercício do corpo humano está enganado. Na verdade, a entrada do oxigênio é uma forma de controlar as funções do organismo, mas também pode ser utilizada como uma válvula de escape nos momentos de nervosismo ou ansiedade.

Uma dica é utilizar a respiração quadrada — inspire pelo nariz contando até quatro, segure a respiração por quatro segundos, expire contando até quatro e pause por quatro segundos.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.