‘Estourou e veio em direção à cidade’: prefeito diz que ruas viraram corredeiras de rio em SC

Com 60 desabrigados, o município de Praia Grande foi um dos mais afetados pelo ciclone extratropical em Santa Catarina. “Ainda estamos calculando os prejuízos, mas acredito que foi a maior enchente que já tivemos”, relatou o prefeito Elisandro Pereira Machado.

Prefeito conta que rio invadiu ruas da cidade

Município decretou situação de emergência nesta sexta-feira (16) e tem 60 pessoas desabrigadas – Foto: Leo Martins/NDTV

Praia Grande decretou emergência nesta sexta-feira (16). Conforme o prefeito, cerca de 60% das ruas viraram corredeiras de rio. “As chuvas foram muito fortes nas nossas encostas e os nossos rios tiveram um volume muito grande, e acabou estourando e vindo em direção à cidade”.

O município está sem água e ainda não há previsão de retorno. “Como afetou bastante as nossas ruas, foram destruídos bastante canos de água. Estamos com múltiplos vazamentos. Nosso local de capacitação virou só lama”, informou o prefeito.

Os estragos também se estenderam às pontes da cidade. “O nosso rio principal tem uma ponte bastante alta e atingiu 50 cm da parte mais alta, coisa que nunca aconteceu. Uma ponte pênsil no centro também foi levada”, contou Elisandro.

Diante do cenário, a prefeitura decretou emergência e suspendeu as aulas na rede municipal até terça-feira (20). “Nosso povo de Praia Grande é guerreiro, trabalhador, unido e, se Deus quiser, logo vai se recuperar e deixar nossa cidade mais bonita ainda”, afirmou.

60 desabrigados

Praia Grande tem 60 pessoas desabrigadas. Segundo a prefeitura, as famílias foram levadas para o ginásio municipal Jairo Reis da Silva. A administração ainda calcula o número de moradores que buscaram refúgio na casa de parentes e amigos.

Duas pessoas ilhadas foram resgatadas pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros, na manhã desta sexta-feira (16), na Base da Úrbia. Outras famílias também receberam atendimento da corporação na noite dessa quinta-feira (15).

Helicóptero dos bombeiros sobrevoou Praia Grande – Vídeo: CBMSC/Divulgação/ND

“Questões de minuto”, diz morador atingido

Jeander da Silva Azevedo foi um dos moradores que perdeu tudo com as fortes chuvas. Ele contou que a água estava na cintura dentro de casa.  “Questões de minutos a água já entrou. Deu tempo só de colocar o sofá pra cima. Foi tudo rápido. Uma correnteza, a estrada virou rio”, revelou. Ele e a família agora trabalham na reconstrução da casa.

Morador teve a casa invadida pela água - Leo Martins/NDTV
1 2

Morador teve a casa invadida pela água – Leo Martins/NDTV

Família agora trabalha na reconstrução do local - Leo Martins/NDTV
2 2

Família agora trabalha na reconstrução do local – Leo Martins/NDTV

Adicionar aos favoritos o Link permanente.