Os ensaios eleitorais de Criciúma, no Sul, envolvem praticamente todos os partidos políticos com força eleitoral no município. Até mesmo o governador Jorginho Mello estaria no jogo. Fica evidente uma tentativa de criar páreo para enfrentar um candidato apoiado pelo atual prefeito Clésio Salvaro.

Clesio Salvaro, prefeito de Criciúma começa a enfrentar um dos seus maiores desafios eleitorais, a eleição de 2024 em que busca fazer o seu sucessor – Foto: Divulgação/ND
Salvaro não pode mais concorrer à reeleição, mas tem altos índices de aprovação e segundo ele grande capacidade de transferência de votos. Até então o Secretário Geral de Governo, Arleu da Silveira, tem sido apresentado candidato a prefeito com a “benção” do atual mandatário.

O deputado federal Ricardo Guidi está pré-candidato a prefeito em Criciúma e ganha apoio de colegas parlamentares. – Foto: Divulgação
Tudo andava bem até que o prefeito Clésio Salvaro mudou para o PSD, semana passada. Ocorre que a sigla tem o deputado Ricardo Guidi que se põe pré-candidato. Guidi nem foi ao ato de ingresso de Salvaro. Pelo contrário, começou a construção de outro caminho, a viabilização de sua candidatura com o apoio de uma ala jovem da política. Para isso tem conversado com os deputados do PL, com o aval do governador Jorginho Mello.
Se antes o MDB, outra sigla com histórico de força no município, já havia sinalizado em ser oposição a Salvaro, a estratégia pode ser fortalecida. Isso pode criar uma espécie de “todos contra o candidato apoiado pelo atual prefeito. Neste “todos” subentende-se inclusive o atual vice-prefeito Ricardo Fabris. Ele está no PSD, mas já anunciou que está mudando de partido.
Existem alguns ingredientes desta composição que reforçam a tese do enfrentamento ao candidato de situação. Um destes é a possibilidade de deputados como Júlia Zanatta (PL),que é prima de Ricardo Guidi, reforçar a tese de força política no enfrentamento com m Salvaro que é hoje considerado uma espécie de imbatível, ao entendimento político de Criciúma. Superar isso seria uma grande vitória aos olhos de quem vê o cenário eleitoral em Criciúma.
Com Clésio Salvaro estão ainda na construção de candidatura o deputado estadual Júlio Garcia e em, breve deve ter a aparição de Esperidião Amin (PP), que sempre teve estreita relação com o prefeito de Criciúma.