2024: Partidos de olho em Joinville

Prefeito que dirige o município com a maior população e o maior colégio eleitoral de Santa Catarina, Adriano Silva (Novo) vem recebendo afagos de lideranças e parlamentares de diferentes partidos.

Prefeito de Joinville,Adriano Silva

Na  motivação deste novo cenário dois fatos: Adriano Silva vai concorrer à reeleição com uma posição tranquila na corrida eleitoral; e porque o poder político de Joinville tem exercido influência decisiva nas eleições majoritárias do Estado.

A história registra que o primeiro governador eleito pelo MDB veio de Joinville: Pedro Ivo Campos. O único governador reeleito na política catarinense foi Luiz Henrique da Silveira, de Joinville.

Com uma população de 700 mil habitantes e eleitorado de 428.000, o termômetro de Joinville foi decisivo nas duas últimas eleições.

Ao escolher a viúva de Luiz Henrique, Ivete Appel da Silveira para ser 1ª suplente, Jorginho Mello disparou um tiro e matou dois coelhos. Elegeu-se  Senador, levou uma excelente votação no norte do Estado e no gesto de 2018 montou a estratégia para a disputa ao governo em 2022.

Sua eleição ao governo garantiria quatro anos de mandato à suplente Ivete da Silveira. Foi além o senador candidato: indicou a delegada Marilise Boehm, forte liderança em Joinville, para ser sua vice. Uma vice atuante, não uma companheira de chapa figurante como a antecessora.

O presidente estadual do PSD, Eron Giordani está iniciando conversações com Adriano Silva. O principal líder do Progressista, Esperidião Amin, esteve no fim de semana em Joinville, abrindo entendimentos e propondo parcerias.

O partido que conquistar a vice de Adriano Silva só terá benefícios. Seja em sua eventual sucessão ou nos apoios em 2026.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.