Vigilantes que atenderão em unidades de educação de Blumenau recebem treinamento

No sábado (15), os vigilantes que atuarão nas unidades municipais de educação de Blumenau passaram por treinamento. Uniformizados, os profissionais receberam capacitação e orientações para os trabalhos que iniciam na manhã desta segunda-feira (17).

Segurança: vigilantes que atenderão em unidades de educação de Blumenau recebem treinamento – Foto: Prefeitura de Blumenau / Reprodução ND

Acompanharam parte do treinamento o prefeito da cidade, Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, o secretário de Educação Alexandre Matias, o presidente da Câmara de Vereadores Almir Vieira e o líder de Governo Jovino Cardoso.

“Depois de dias tão difíceis, ver concretizada a contratação e as equipes em treinamento nos deixa emocionados. Fizemos uma verdadeira operação de guerra para que todas as unidades tivessem segurança para a retomada das aulas e pudéssemos dar essa garantia para alunos, professores e equipes das escolas e Cei’s”, enfatizou o prefeito.

Os profissionais receberam capacitação e orientações para os trabalhos que iniciam nesta segunda-feira (17) – Foto: Prefeitura de Blumenau / Reprodução ND

Medidas de Segurança

A prefeitura de Blumenau informou as medidas de segurança que serão adotadas inicialmente. Serão 50 postos com seguranças armados com armas de fogo e 100 postos sem armas de fogo. A partir do dia 24 de abril, todos os seguranças estarão armados com armas de fogo. Ao todo, serão 150 postos de vigilância, entre escolas e Cei’s.

As equipes técnicas também visitaram todas as instituições de ensino para verificar possíveis vulnerabilidades na estrutura física das unidades. A prefeitura ainda informou que já estão sendo realizadas obras de melhoria nas instituições que devem seguir nas próximas semanas. A Secretaria de Educação destacou que já vinha realizando investimentos e implementando as medidas de segurança como muros e cercas nas escolas e Cei’s, mesmo antes do ataque ocorrido ao CEI Cantinho Bom Pastor.

Também foi feito um levantamento para analisar a quantidade de câmeras de monitoramento necessárias em cada instituição. Com esses dados, a equipe de gestão trabalha na compra destes equipamentos com prazo de implantação de 15 a 20 dias. No total, serão 220 câmeras instaladas na entrada das unidades. Em um software, a Polícia Militar e equipes da prefeitura por meio da Central de Controle Operacional terão acesso em tempo real às imagens das escolas e Cei’s do município.

A prefeitura também instalará botões de pânico físicos em locais estratégicos nas unidades, os botões também serão interligados com a CCO e a Polícia Militar.

Outra medida adotada é o plano de contingência elaborado pela Secretaria de Defesa Civil juntamente com os órgãos de proteção. As equipes já trabalharam na elaboração do plano para a situação de ataques e este será apresentado e construído em cada unidade nos próximos 60 dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.