Botão do pânico e monitoramento 24h: entenda o plano que torna escolas mais seguras em Criciúma

Criciúma instituiu o Plano Municipal de Segurança Escolar. O objetivo é trazer mais segurança para as escolas públicas e privadas do município. As medidas vão desde a instalação de botões do pânico até monitoramento 24 horas.

O plano foi construído por uma comissão, com apoio da Defesa Civil de Criciúma, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar.

Escolas mais seguras em Cricúma

Plano torna escolas mais seguras em Criciúma – Foto: Decom/Divulgação/ND

A instalação de câmeras em 180 unidades escolares da cidade é o grande diferencial do projeto. O monitoramento será feito em tempo real, através de uma central na sede da Defesa Civil Municipal.

Inicialmente, a prefeitura está instalando cerca de 300 câmeras nas áreas externas de instituições para monitorar fachadas, muros e portões de entrada e saída. O número ainda deve crescer, porque o município já contratou, ao todo, dois mil equipamentos para a instalação.

Já o botão do pânico será instalado em pontos estratégicos em todas as instituições. O alerta é diretamente ligado às forças de segurança e órgãos municipais, que garantem rápida atuação.

Além disso, o serviço terá função bidirecional, ou seja, a central de controle também poderá notificar a instituição caso for observada alguma irregularidade.

O plano prevê também orientações à direção escolar para intensificar a segurança, revisão de normas de acesso às escolas em horários de aula, construção de um grupo de apoio composto por professores e funcionários, revisão periódica das estruturas e campanhas de conscientização com pais e alunos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.