Ações de sustentabilidade e consciência ambiental marcam The Ocean Race Itajaí

Entre as ações marcantes na Vila da Regata e facilmente identificadas estão os copos de uso contínuo, e as embalagens e talheres sustentáveis na área gastronômica – Foto: Antoine Auriol / Team Malizia/ND

A primeira passagem da The Ocean Race por Itajaí já completou mais de uma década e, nestes 10 anos, um legado importante permaneceu: o da sustentabilidade. Desde 2011, quando os barcos chegaram à cidade pela primeira vez, as ações continuaram, foram aprimoradas e são desenvolvidas até hoje.

Entre o legado deixado há mais de 10 anos e que permanecem como pilares do próprio município, estão o consumo consciente e a redução do uso de plástico, que passaram a fazer parte do DNA de Itajaí. Em todos os grandes eventos, as ações se repetem, naturalmente.

Agora, durante mais uma The Ocean Race, a maior regata transoceânica do mundo, não seria diferente. O evento que fez fortalecer o consumo consciente é palco, novamente, de ferramentas e mecanismos para fomentar a sustentabilidade. Aliás, antes mesmo de a Vila da Regata de Itajaí começar a ser montada, o plano de sustentabilidade que visava garantir as boas práticas em prol do meio ambiente já estava sendo executado.

Entre as ações marcantes na Vila da Regata e facilmente identificadas estão os copos de uso contínuo, e as embalagens e talheres sustentáveis na área gastronômica. Na última edição, cerca de 500 mil copos descartáveis deixaram de ser utilizados com a adoção de copos reutilizáveis e, neste ano, a expectativa é superar o número.A distribuição de água gratuita para os visitantes também deve reduzir  o uso de cerca de 300 mil garrafas plásticas. Há pontos de distribuição de água espalhados pela Vila da Regata, assim como bebedouros para os pets.

Já a utilização de mais de 155 mil embalagens de papelão e talheres de madeira eliminarão o uso de utensílios de plástico na área gastronômica.

O gerenciamento de resíduos sólidos, compostagem de 100% dos resíduos produzidos nas cozinhas, destinação correta de todo óleo de cozinha utilizado no evento, separação de resíduos recicláveis e bicicletário gratuito com 150 vagas também fazem parte da lista de diferenciais do evento. Essas são apenas algumas das ações e ferramentas à disposição de todos os visitantes da Vila da Regata.

Além disso, toda a divulgação da Vila da Regata é feita sem a utilização de materiais impressos em papel, utilizando assim a tecnologia para a conservação do meio ambiente. E por falar em tecnologia, a multinacional catarinense WEG, patrocinadora da parada brasileira da The Ocean Race, forneceu soluções personalizadas para a Vila da Regata, como um conversor eletromagnético de frequência que possibilita o uso de energia elétrica sustentável às equipes participantes, reduzindo a frequência da energia do Brasil, que é de 60Hz, para o padrão europeu de 50Hz.

Em parceria com a empresa jaraguaense, a Vila da Regata tem, neste ano, uma nova instalação de infraestrutura de energia permanente, o que possibilita a utilização de 80% de energia renovável da rede elétrica, reduzindo as emissões gerais de gases de efeito estufa. A WEG também forneceu quatro estações de carregamento para veículos elétricos e com o uso de iluminação com energia solar, as equipes podem trabalhar em seus barcos durante a noite.

“Itajaí assumiu um compromisso com a preservação ambiental a partir da primeira passagem da The Ocean Race. São ações sustentáveis e de redução do uso de plástico que já pautam as operações dos grandes eventos que promovemos. Em 2018, durante a realização da Itajaí Stopover, a cidade foi pioneira no Brasil ao assinar a Carta Compromisso de Mares Limpos da Organização das Nações Unidas (ONU). E, desta vez, não é diferente, estamos comprometidos em fazer um evento que tenha boas práticas e também promova a consciência ambiental”, destacou Thiago Morastoni, secretário municipal de Turismo e Eventos.

Além das ações diretas na realização do evento, a The Ocean Race Itajaí atua para aproximar as crianças, conscientizá-las e torná-las agentes de transformação. São mais de 20 atividades disponíveis para visita de estudantes de unidades públicas e privadas de ensino. O programa de visitação das escolas possui exposições imersivas, experiências lúdicas e outras atividades pensadas em conectar os estudantes às práticas adotadas na Vila da Regata.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.