Bivar passa aperto com “motim” no União Brasil

Foto: Agência Brasil

Presidente do União Brasil, Luciano Bivar – que sofre há dias para manter o controle do partido – descobriu que a situação não é a mesma que ele tinha no PSL na gestão de Jair Bolsonaro, quando comandou um bom grupo de deputados de 1º mandato.

Agora está encarando briga com filiados experientes, e há indicativos de crise forte com a desfiliação de deputados do Rio de Janeiro. Uma das armas que deverão ser usadas numa ação judicial indica escândalo que envolve o vice-presidente do UB, Antônio Rueda, e o deputado estadual Márcio Canela sobre utilização do fundo eleitoral.

Há testemunhas, relatos e papéis de sobra. A conferir.

 

Chaga social

 

Os números oficiais não escondem uma realidade cruel que virou chaga anual do Distrito Federal. Apenas de janeiro a março de 2023, as delegacias contaram nove feminicídios na capital e cidades satélites.

Em todo o ano passado foram assassinadas 18 mulheres por seus namorados, maridos ou ex-companheiros. A situação levou delegacias a tomarem uma iniciativa bem-vinda em residenciais: delegados espalharam cartazes com whatsapp de policiais para denúncias de maus-tratos a mulheres.

Charge por @izanio_charges 

Conselho de Lula

 

Diante da nomeação de nomes pesados do PT para a direção do BNDES, o presidente Lula da Silva telefonou para o chefe do bancão de fomento, Aloizio Mercadante, e lhe perguntou se havia vaga para ele, Lula.

“Ou você vai querer que o BNDES também seja independente, igual o Banco Central?”, provocou. O presidente confia no sucesso do subordinado.

 

Boa ideia

 

O Conselho Nacional de Justiça aprovou a pedido do TJ do Rio Grande do Sul a concessão de ajuda financeira para juízas solteiras, mulheres de juízes, gays, trans e juízes viúvos com filhos em idade pré-escolar (até 7 anos).

O conselheiro Mário Goulart Maia sugeriu que isso fosse ampliado a todos os segmentos incluídos novo conceito de família. A sugestão foi aprovada. A medida pode ser estendida a todo o País.

 

Tensão na terra

 

A 26ª Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, com protagonismo do MST, acendeu o alerta em associações agropecuárias e no Judiciário.

Já chegaram ao STF e aos Tribunais de Justiça dezenas de pedidos de liminares contra eventuais invasões de propriedades produtivas. A situação é mais tensa no insterior de São Paulo e do Pará.

 

Exemplo

 

O exemplo de democracia eleitoral do Cazaquistão é citado por ministros da Esplanada. O país asiático realizou mês passado a primeira eleição para o Mazhilis (similar à Câmara dos Deputados).

Adotou-se modelo misto de voto em lista e distrital, e abriram 30% das vagas para as mulheres.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.