Após enxurrada de críticas, Chapecó anuncia troca de empresa de coleta de lixo

João Rodrigues (PSD), prefeito de Chapecó/SC, determinou a abertura de uma nova licitação para a coleta automatizada e destinação dos resíduos domésticos do município. A decisão ocorreu na manhã desta segunda-feira (17) após reunião com a gerência de Resíduos Sólidos.

Enxurrada de reclamações levou a prefeitura encerrar o contrato — Foto: Arquivo/ND

A decisão visa, segundo a prefeitura, melhorar a prestação do serviço, que tem sido insatisfatório e gerado muitas reclamações. Somente no dia 11 de abril foram 64 reclamações no APP Chapecó Digital.

Graciela Heckler, gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, disse que o novo edital, que será elaborado a partir desta segunda-feira, para publicação nos próximos dias, contemplará a coleta também no domingo, o que não é feito atualmente.

Também será ampliada a abrangência do serviço, atendendo o avanço do processo de urbanização de Chapecó. A expectativa do município é que até junho uma nova empresa seja escolhida.

Atualmente recolhidos 2,2 mil toneladas de lixo orgânico e 872 toneladas de reciclável por mês. Os atuais contratos com a empresa Ambiental  vencem no dia 10 de junho de 2023, no caso dos resíduos orgânicos, e 27 de março de 2024, no caso do lixo reciclado.

Notificação

A empresa responsável pela coleta do lixo de Chapecó, foi notificada pela prefeitura após reclamações sobre atrasos no serviço, na última quarta-feira (12).

Segundo o município, foram recebidas diversas reclamações por conta da coleta ter sido comprometida em alguns bairros da cidade.  Os locais mais afetados foram os bairros Palmital, Passo dos Fortes, Vederti e Boa Vista, principalmente nas ruas sem saída, onde o recolhimento é feito com um caminhão específico.

A empresa alegou à prefeitura que teve problemas em um caminhão de coleta, utilizado para recolher os materiais nestes locais.

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