Bairros de Biguaçu recebem contentores especiais para o descarte de vidros de forma segura

Foram instalados, recentemente pela Veolia, 12 contentores em Biguaçu, que funcionarão como PEV (Ponto de Entrega Voluntária) – Foto: Fernando Mendes

No começo do mês, a cidade de Biguaçu recebeu 12 PEVs (Pontos de Entrega Voluntários), específicos para o descarte de vidro, material reciclável, que pode oferecer riscos à segurança de moradores e coletores de resíduos, quando descartado de forma incorreta e irresponsável. A Veolia, empresa responsável pelas coletas de lixo comum, materiais recicláveis e volumosos em Biguaçu, também assumiu o compromisso de distribuir e recolher os vidros, que serão posteriormente encaminhados para a central de reciclagem do município.

“Além de ser uma atitude sustentável, pois esse vidro será valorizado através da reciclagem, o morador ajuda a diminuir os acidentes que ocorrem com os nossos coletores, que acabam muitas vezes se cortando na hora de pegar um saco de lixo, que contém vidro quebrado, mas que não está identificado”, explica o diretor Regional da Veolia na Região Sul, Hanokh Yamagishi.

Segundo o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, a população já vinha solicitando os contentores específicos para a coleta de vidros. “Espalhados pelas comunidades, eles vão facilitar e estimular a separação e a reciclagem adequadas desses materiais. Agradecemos a disponibilidade e parceria da empresa Veolia em oferecer mais esse serviço”, declarou Salmir, durante a entrega oficial dos contentores.

“A chegada dos contentores já está fazendo a diferença e podemos dizer que a população está aderindo a esta boa prática de forma satisfatória”, observa o superintendente da Famabi (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Biguaçu), Sandro Marcos Coutinho. Aqui é possível baixar o material completo com os cronogramas das coletas em Biguaçu.

População aprova a iniciativa

O comerciante Saulo Santos Meira, 54, é proprietário de um bar em frente à Praça Nereu Ramos, no Centro de Biguaçu. Desde que abriu seu estabelecimento, há 15 anos, devido à ausência da coleta segmentada, armazenava os vidros descartados para, depois de um tempo, enviá-los para a reciclagem. Hoje, Saulo comemora a novidade: ter onde descartar, de forma segura, e há poucos metros do seu comércio, os vidros inutilizados no seu dia a dia.

Saulo Meira armazenava as garrafas de vidro descartadas nos fundos do seu comércio, para depois encaminhá-las à reciclagem – Foto: Fernando Mendes

“Já vi gente se cortando com vidro aqui na praça, de várias formas diferentes. É preciso estar atento aos cuidados com esse tipo de material” Saulo Santos Meira – comerciante

Assim como ele, o agente público Antônio Carlos de Azevedo, 61, tem o hábito de separar os diversos tipos de resíduos gerados em casa, e enviá-los para a reciclagem. Para ele, “toda política pública voltada a ações de educação ambiental, que incentivem a reciclagem, por exemplo, sempre serão bem-vindas”, disse Tuquinha, como é popularmente conhecido, ao descartar os vidros de conserva no PEV da Praça Nereu Ramos.

Tuquinha, que separava os vidros para a reciclagem, passou a destiná-los no PEV instalado na Praça Nereu Ramos – Foto: Fernando Mendes

Pontos estratégicos para o descarte de vidros

Em Biguaçu, o mapeamento dos locais onde os contentores foram fixados foi feito pela Famabi. “Escolhemos 12 pontos estratégicos que estão em todas as regiões da cidade e também no interior. Na área central, temos mais demanda devido ao comércio de bebidas. No interior, escolhemos pontos onde há maior circulação de carros”, conta o superintendente da Famabi. A estratégia será reavaliada a cada 30 ou 45 dias.

“O descarte de vidros sempre foi um grande problema, e agora, com esses contentores, ficará muito mais fácil encaminhá-lo ao galpão de reciclagem, onde é feita a triagem e a destinação correta do material para empresas credenciadas. Assim, esperamos que diminuam os acidentes com catadores e coletores” explica Sandro, que destaca a importância da conscientização e participação dos moradores.

Dicas para o descarte dos vidros

  • É muito importante não colocar o vidro na coleta comum, já que os coletores correm o risco de se machucar com vidros quebrados. Com os novos contentores, procure o mais próximo de sua casa;
  • Leve ao PEV materiais como garrafas de bebidas, potes de alimentos, frascos de cosméticos, perfumes, copos e taças de vidros quebrados. Uma vez quebrado, o vidro pode ser embrulhado em jornal ou acondicionado em garrafa pet, para então ser depositado no contentor;
  •  Tome cuidado ao embalar o vidro quebrado, para não se machucar;
  •  Não coloque nos contentores utensílios de cerâmica, porcelana, lâmpadas e embalagens plásticas, de metal e papel;
  •  Remova as tampas das embalagens, que podem ser de plástico ou metal, e encaminhadas para a coleta seletiva;
  •  Os recipientes devem estar sempre limpos e vazios. Uma rápida lavagem com água é aconselhada;
  •  Espelhos e vidros planos sem película (em pequenas quantidades) também podem ser colocados no contentor.

Locais onde estão instalados os PEV

  1. Avenida Sorocaba – Amâncio
  2. Estrada Geral da Limeira – Limeira
  3. Rodovia João Adão Reitz – Santa Catarina
  4. Rua Antônio José Garcia – Cachoeiras
  5. Rodovia Valentim Vieira – Praia João Rosa
  6. Rua Homero de Miranda Gomes – Fundos
  7. Rua João Pessoa / Praça Nereu Ramos – Centro
  8. Rua Gov Pedro Ivo Campos – Rio Caveiras
  9. Rua Nossa Senhora dos Navegantes – Saveiro
  10. Rua João José Rodrigues – Boa Vista
  11. Rua Maria Dolores Pereira – Limeira
  12. Rua João Luiz Duarte – Bom Viver

Sobre a Veolia

O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com mais de 220 mil colaboradores, a Veolia projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia.

Por meio de suas três atividades complementares, ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2022, o Grupo Veolia forneceu água potável a 111 milhões de pessoas e saneamento básico a 97 milhões, e produziu 44 terawatts hora de energia, além de valorizar 61 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 42,8 Bilhões de Euros em 2022.

www.veolia.com.br

@veolia_br

Adicionar aos favoritos o Link permanente.