Ração desenvolvida pela Cravil é pensada para cada etapa de crescimento dos animais

. – Foto: Cópia de BANCO DE IMAGENS-0229

Um rebanho saudável e produtivo passa por uma nutrição equilibrada. Pensando nisso e querendo atender inicialmente os associados da Cooperativa, a Cravil iniciou no ano de  1986, em Benedito Novo, a produção de rações a granel e ensacada. Desde o início, o objetivo da cooperativa era oferecer um produto de qualidade produzido com ingredientes selecionados.

“- Basicamente podemos dizer que a qualidade das Rações Cravil está em três pontos essenciais: a qualidade da matéria-prima, o balanço de nutrientes e o cuidado na produção e armazenagem” – conta Harry Dorow, presidente da Cravil.

A ração Cravil é pensada para cada etapa de crescimento do animal, respeitando o objetivo de cada propriedade. Atualmente a Cooperativa produz alimentos para gado de leite e corte, equinos, suínos, ovinos e caprinos, aves e peixes.

“- No caso de animais como aves, suínos e coelhos o fornecimento de ração adequada para cada espécie é a única maneira de garantir uma dieta balanceada para este animal, pois a ração é formulada para atender as necessidades energéticas e de outros nutrientes e vitaminas destes animais. Já no caso de bovinos de leite ou corte e de ovinos e caprinos a ração deve atuar como um suplemento, ou seja, fornecer ao animal o que ele necessita e não consegue consumir no pasto ou forragem. Independentemente do tipo de animal, o que influencia a quantidade a ser fornecida de alimento concentrado são as necessidades do animal para que ele desempenhe o potencial no ganho de peso ou na produção de leite” – explicou Jefferson Pontes (in memoriam), gerente da Fábrica de Ração até 2019.

. – Foto: 1620324461714-aeb82a60-115c-4d9d-beeb-75fa728c282b

A Fábrica de Ração Cravil iniciou as atividades em Benedito em 1986 e funcionou por lá até 2010, quando foi inaugurada a nova estrutura industrial em Rio do Sul, junto à Sede da Cooperativa. Atualmente a fábrica tem capacidade de produzir até 54 mil toneladas de ração ao ano, nas formas farelada, peletizada e triturada.

A unidade é automatizada e toda a produção ocorre em circuito fechado. O ensaque é feito por três robôs com embalagens valvuladas, mais resistentes à tração, garantindo mais segurança no transporte e armazenamento. A produção, em 2021, está numa média de 200 toneladas por dia, rações estas destinadas a várias propriedades de diferentes regiões de Santa Catarina.

Segundo Josiane Cimardi, supervisora de qualidade da cooperativa, a fábrica conta com o lote de retenção, ou seja, a cada lote de ração produzida, uma amostra é arquivada – tanto para envio ao laboratório, quanto para acompanhar o rastreamento. Essa é uma forma de monitorar a qualidade e, ao mesmo tempo, atender na íntegra todas as normas do Ministério da Agricultura e da Pecuária.

Atualmente as rações Cravil são comercializadas nas lojas agrícolas da cooperativa, em pontos comerciais parceiros e diretamente aos produtores e empresas. Para saber mais sobre a cooperativa e os demais produtos que oferece, acesse o site: www.cravil.com.br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.