‘Adentrou 50 metros’: duas carretas usam áreas de escape entre SC e PR; VÍDEOS

Nesta segunda-feira (17), em um período de 11 horas, duas carretas usaram áreas de escape na BR-376, entre Santa Catarina e Paraná, em razão de problemas mecânicos no freio dos veículos.

Primeira carreta que usou a área de escape nesta segunda – Foto: Reprodução/ND

Segundo a Arteris Litoral Sul, que administra o trecho dos acidentes, a primeira saída de pista aconteceu por volta das 5 horas desta segunda, no km 667.

Imagens feitas por uma câmera de segurança da rodovia mostram que a carreta, carregada com sete toneladas de embalagens, sai da rodovia e entra repentinamente na caixa de brita por cerca de 45 metros. “Perda de freios”, disse a empresa. O motorista não se machucou.

No segundo episódio, segundo a Arteris, já por volta das 16 horas, uma carreta carregada com 24 toneladas de água de coco, perdeu os frios e adentrou 50 metros de distância na área de escape. A cena, que aconteceu no km 671, também foi filmada. O condutor passa bem.

Ainda conforme a Arteris, nesta semana, as áreas foram utilizadas mais de cinco vezes. Desde a inauguração do primeiro dispositivo, em 2011, foram salvas 778 vidas, segundo a concessionária.

No sábado (15), um ônibus que transportava um grupo de trabalhadores ficou sem freio no momento em que descia a Serra do Mar. O veículo usou a área de escape e as 23 pessoas não se machucaram.

O que são as áreas de escape

As áreas de escape são dispositivos de segurança utilizados em trechos de declive por caminhões com problemas no freio ou algum tipo de pane. O mecanismo tem o objetivo de parar veículos desgovernados.

A primeira foi instalada em 2011, no km 671,7, sentido sul da BR-376 em Guaratuba-PR Em 2019 foi construída a unidade da Serra do Mar, no km 667,3.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.