Domínio na gramática: aprenda a usar a crase corretamente

Independente de qual seja a idade, existe uma dúvida de português que parece resistir ao tempo: quando devo usar a crase? O questionamento é comum e até mesmo aqueles que conhecem o idioma acabam ficando em dúvida, seja por conta das regras ou da função que o acento grave agrega à palavra. Mas como aprender de uma vez por todas?

Aprenda de uma vez por todas a usar a crase corretamente 

Aprenda de uma vez por todas a usar a crase corretamente  – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

Por mais que a maioria enxergue a crase um bicho de sete cabeças, o segredo está em compreender a importância das regras e como cada norma deve ser aplicada. É assim que você será capaz de dominar o sinal, compreendendo um dos princípios mais temidos da Língua Portuguesa. Já está com o caderno para anotar as dicas?

Junção do artigo com a preposição

Quando pensamos em regras, a principal norma que orienta o uso da crase é a junção entre a preposição e o artigo. Essa união ocorre em algumas frases, como nos casos em que a letra “a” acompanha a palavra feminina junto com o artigo “a” da próxima palavra (a + a = à). Veja o exemplo:

  • Mônica vai à escola, porque gosta de passar o tempo com os amigos.
  • Cecília aproveita o fim de semana e vai à praia com os pais.

Regras para o uso da crase

Além da junção entre a preposição e o artigo, existem outras dicas que podem facilitar a escrita, passos que você pode memorizar para mandar bem na próxima redação. Confira:

Antes de palavras femininas

Como o símbolo da crase indica a junção do a + a, o acento deve ser usado antes de termos femininos, ou seja, de palavras que devem ser empregadas junto com o artigo feminino. Essa é uma indicação importante, afinal, compreendendo que a crase só existe no feminino, você evita usar o símbolo antes das palavras masculinas. Um hábito que sempre dá certo é substituir os termos antes de escrever. Veja:

  • Maria gosta de ir ao parque x Maria gosta de ir à praia.

Verbos de destino

Outra indicação é conferir o verbo que antecede o uso da crase, já que as palavras que indicam destino devem ser acompanhadas do acento, como nos exemplos:

  • Fui à padaria com Marcelo.
  • Fui à loja com minha mãe neste fim de semana.

Que horas são?

Sabe aquela dúvida na hora de estipular o horário ou a data do encontro com a turma? É fato que sempre questionamos o uso da crase neste caso. Entretanto, é importante que você entenda que o sinal deve ser usado apenas no horário, mas nunca na data. Observe:

  • A nossa reunião de estudos será das 14h às 17h, de quarta a sexta-feira.
  • Costumo dormir das 22h às 6h, de segunda a sexta.

À moda de

Mesmo que essa não seja uma expressão tão utilizada, existem casos em que a expressão “à moda de” pode aparecer. Assim, tenha em mente que o uso da crase é obrigatório quando o sentido está subentendido na frase, como nos exemplos:

  • Carina gosta de roupas à moda francesa.
  • Mateus joga à moda Pelé.

Perigo: aqui a crase é proibida!

Assim como as dicas para o uso da crase, existem algumas indicações que podem excluir aquela dúvida, sendo elas:

  1. Antes de palavras masculinas.
  2. Antes de verbos no infinitivo.
  3. Em substantivos que se repetem.
  4. Antes dos pronomes (pessoais, demonstrativos, de tratamento, indefinidos e relativos).
  5. Antes da palavra casa, quando não estiver especificada. Exemplo: Vou à casa de Marcela para assistir filme/ vou para casa assistir filme.
  6. Antes do nome de uma cidade, quando não estiver especificada.

Você quem decide!

Como já é característico da Língua Portuguesa, existem momentos em que você escolhe se quer ou não utilizar a crase — acredite, você tem o poder! Um exemplo é quando usamos a palavra “até” na frase. Confira:

  • Vou estudar até as/às 17h.
  • Gosto de assistir filmes até as/às 20h.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.