Com mais de 500 casos, Balneário Camboriú terá atendimento exclusivo para pacientes com dengue

Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, enfrenta um salto no número de casos de dengue. Até terça-feira (18), eram 572 casos da doença, e uma morte, de uma idosa de 94 anos. Para atender os pacientes, uma central de atendimento especializada deve ser inaugurada na próxima segunda-feira (24).

Salto no número de casos de dengue faz Balneário Camboriú abrir central de atendimento exclusiva para pacientes com sintomas da doença – Foto: iStock/Divulgação/its Teens

Dos casos confirmados, 173 são autóctones, ou seja, a infecção aconteceu dentro do próprio município. Já sete casos foram importados, onde o paciente pegou a doença fora da cidade. Seguem indeterminados 66 casos, e 32 estão em investigação.

A Central de Atendimento da Dengue vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e vai acolher pacientes com mais de 15 anos, que apresentem sintomas leves a moderados.

O serviço será instalado no prédio do Ambulatório de Especialidades, na avenida Palestina, esquina com rua Suíça, no bairro das Nações. O objetivo é atender os pacientes com sintomas leves a moderados de dengue e diminuir as filas nas unidades básicas de saúde.

No local, o quadro clínico do paciente será avaliado na triagem e encaminhado ao médico, que vai encaminhar o paciente para testagem e medicação.

Cidade passa por aumento no número de casos da doença: mais de 500 foram confirmados até esta terça-feira (18) – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação/ND

O tratamento da dengue é específico para os sintomas da doença e incluem hidratação constante. Os sintomas mais frequentes são: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça ou manchas vermelhas no corpo.

“Nós da secretaria de Saúde de Balneário Camboriú entendemos que ao criar a Central de Atendimento da Dengue estamos realizando uma relevante entrega social, que foca no bem-estar, qualidade de vida e saúde da população”, afirma a coordenadora técnica da unidade, Andréa Borges. Ela também explica que o atendimento pode ser ampliado em caso de aumento da procura pelo serviço.

Pacientes com sintomas mais graves, como sangramento, dor aguda, desmaio ou confusão mental devem buscar atendimento de emergência nas Unidades de Pronto Atendimento.

Reforço na fiscalização

A Vigilância Ambiental também reforçou a fiscalização dos focos do mosquito Aedes aegypti. Serão 15 fiscais remanejados ao todo, sendo nove fiscais designados para a inspeção em obras localizadas na região central do município e outros seis para auxílio nas demandas de ouvidoria.

A maioria dos focos do mosquito estão na construção civil, foco da fiscalização.

Na próxima semana, com a chegada de servidores efetivos, 14 novos agentes de combate às endemias iniciarão os trabalhos de tratamento de focos e bloqueio de transmissão.

A maioria dos focos do mosquito estão na construção civil, foco da fiscalização – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação/ND

“Trata-se de uma grande força-tarefa de combate à dengue. Estamos enfrentando essa situação com todas as armas que temos para que os focos diminuam. Na próxima semana, trabalharemos em ainda mais novidades, dessa vez com foco nas pessoas que buscam atendimento em relação à suspeita de dengue”, diz o secretário de Saúde, Omar Tomalih.

Moradores podem denunciar possíveis focos do mosquito, por meio da Ouvidoria Municipal, nos números: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.