Primeira-dama, Janja se encontra com familiares de vítimas de ataque a creche em Blumenau

Familiares das crianças que morreram no ataque a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no Vale do Itajaí, foram recebidos pela primeira-dama da República, Rosângela “Janja” Silva, nesta terça-feira (18), em Brasília.

Familiares de crianças mortas em ataque a creche em Blumenau se encontram com Janja – Foto: Prefeitura de Blumenau/Reprodução/ND

Janja recebeu os familiares das vítimas após a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que debateu o reforço da segurança nas escolas, na manhã desta terça-feira (18), no Palácio do Planalto. No encontro, participaram o pai do menino de 5 anos, além da mãe e da tia do menino de 4 anos, que morreram no ataque brutal no dia 5 de abril.

 

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt acompanhou os familiares ao lado da deputada-federal Ana Paula Lima, do ministro da Educação, Camilo Santana e pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

Primeira-dama da República recebeu os familiares que acompanham a comitiva que está em Brasília – Foto: Prefeitura de Blumenau/Reprodução/ND

“Nossa dor tem sido tão grande quanto nossa vontade e anseio por justiça. Nada devolverá nossos pequenos, mas a luta hoje é para que mais famílias não passem pela dor que estamos passando. E foi isso que pedimos à primeira-dama e aos Ministros”, destacou a mãe de uma das vítimas do ataque.

Agenda em Brasília

A agenda do prefeito de Blumenau e dos familiares das vítimas segue na tarde desta terça-feira (18), com reuniões com a secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos, Rita Cristina de Oliveira, com o Ministro da Justiça, Flávio Dino, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber.

Reunião com Lula e governadores

Governadores e prefeitos de todo país e os ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino e da Educação, Camilo Santana, além da presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, estiveram reunidos para debater a segurança nos educandários do país.

O ministro da Educação anunciou novas medidas para ajudar no combate e prevenção da violência. São recursos por meio do FNDE (Fundo Nacional da Educação) que vão estar disponíveis. Também cerca de R$ 200 milhões do Plano de Ação Articulada para ações voltadas para saúde mental. Segundo o ministro, é importante ter trabalho voltado para ação prática, mas também apoio psicológico.

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, apresentou um balanço do que tem feito depois do ataque em Blumenau. Segundo ele, foram 225 presos ou adolescentes apreendidos. Outras 624 pessoas foram intimidadas para prestar depoimentos. A polícia cumpriu 155 mandados de busca e apreensão de materiais para investigação.

Ao todo, foram 1.595 boletins de ocorrência registrados sobre casos envolvendo ameaças de ataques. Além destes, outros 1.224 casos estão sendo investigados. Foram realizadas 756 remoções de perfis em redes sociais que difundiam ódio e 100 pedidos de preservação de conteúdo para investigação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.