Dengue: Blumenau registra mais de 60 casos da doença na última semana

A prefeitura de Blumenau divulgou nesta terça-feira (18), o boletim atualizado com os dados da dengue no município. Publicado por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), o boletim informa que a cidade registrou 142 novos focos do mosquito Aedes aegypti e 62 casos da doença foram confirmados.

Dengue: Blumenau registra mais de 60 casos da doença na última semana – Foto: – Foto: iStock/divulgação/ND

A secretaria informou que não há registro de óbito por dengue neste período, mas que o município contabilizou seis internações em enfermaria na última semana. Os agentes de endemias seguem vistoriando residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos do mosquito.

Ao todo, desde a primeira semana de 2023, Blumenau contabiliza 1.649 focos do mosquito e 142 casos confirmados da doença.

Sinais e sintomas

A prefeitura informou sobre os sinais e sintomas apresentados por conta da dengue, sendo febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir o rosto, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Atendimento ambulatorial

Os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) fazem atendimento nos bairros Velha, Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Itoupava, Badenfurt e Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) também oferecem atendimento à população.

A prefeitura ainda orienta aos usuários que levem o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. A distribuição de senhas e o acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.