Deslizamento causa queda de poste em Ascurra e afeta atendimento dos Bombeiros Voluntários

Um deslizamento de terra causou a queda de um poste de energia elétrica e deixou diversas pessoas sem eletricidade nesta terça-feira (18) em Ascurra, no Vale do Itajaí. Além da energia elétrica, foi afetado também o abastecimento de água na cidade. Os Bombeiros Voluntários também foram atingidos, o que dificultou o atendimento de ocorrências.

Deslizamento causa queda de poste em Ascurra e afeta atendimento dos Bombeiros Voluntários – Foto: Marco Aurélio Júnior/NDTV

O local está situado na BR-470, ao lado dos Bombeiros Voluntários de Ascurra. A área é de domínio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O prefeito da cidade, Arão Josino, conta que já havia alertado o departamento sobre a região ser um ponto crítico desde as chuvas que ocorreram em janeiro, pois o local já havia registrado um deslizamento.

“Essa é uma área que, desde a enxurrada de 17 de janeiro, tem nos gerado muita preocupação, e essa preocupação foi relatada ao DNIT, porque esta área faz parte do domínio deles. Nós estamos em um ponto com os Bombeiros Voluntários muito próximos, o que traz risco para esta estrutura que nós temos aqui, sem contar que é exatamente o meio da cidade. A gente sabe que Ascurra é divida pelo Rio Itajaí-açu e a BR-470, então nós temos um tráfego muito grande de pessoas de um lado para o outro”.

O prefeito ainda informa que a erosão está situada em um ponto que gerou problemas com a Celesc e Casan, gerando problemas também no abastecimento de água para boa parte da população. O poste que caiu com o deslizamento já havia caído em outra situação e deixou os moradores sem luz por mais de uma hora.

“A gente tem alertado ao DNIT que a gente precisa de uma solução imediata. Nós sabemos que a gente está passando por uma fase de muita chuva, a gente tem consciência, afinal, no governo municipal também enfrentamos essas dificuldades. No entanto, a gente tem que ter resposta imediata, principalmente para lugares sensíveis como este”, explicou Josino.

Além da energia elétrica, foi afetado também o abastecimento de água na cidade – Foto: Marco Aurélio Júnior/NDTV

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Ascurra, Jaime Junior, comenta que os bombeiros trabalham muito na prevenção, mas que por conta do deslizamento, atuaram de forma paliativa. Além disso, ficaram sem o contato do telefone das linhas, principalmente da 193. Os Bombeiros Voluntários atendem em Ascurra, Apiúna e Rodeio.

“Nós estamos ligados diretamente com a prefeitura junto com a população que está sofrendo com a falta de energia elétrica, que foi reestabelecida, e a falta de água. A resposta foi rápida, mesmo com o tamanho do deslizamento. Porém, a Casan está tentando restabelecer a água para a parte do município que ainda está sem”, informou o comandante.

Sobre o risco de deslizamentos na região, Jaime comentou que estão sempre em contato com a Defesa Civil, pois possuem uma parceria muito forte.

“Nós sempre buscamos conversar com a Defesa Civil, porque nós temos uma parceria muito forte, mostramos a situação e a própria Defesa Civil está sempre aqui presente, os membros da prefeitura, todos preocupados com esta situação. Os indícios de que iria ocorrer algo não era neste ponto, e sim em um ponto mais acima, porém, acabou estourando nesta parte”, explicou.

Por conta da queda do poste de energia elétrica, os Bombeiros Voluntários acabaram por não conseguir atender as pessoas que os acionaram pelo 193. Por  isso, o contato para emergências deve ser feito através do telefone (47) 9 9221-4109.

Assista o vídeo


Além da energia elétrica, foi afetado também o abastecimento de água na cidade – Vídeo: Marco Aurélio Júnior/NDTV

Adicionar aos favoritos o Link permanente.