Massa de ar frio e ciclone extratropical causam reviravolta no tempo em SC nesta quarta; veja

A quarta-feira (19) é dia de sol com poucas nuvens, temperaturas baixas e a possibilidade de ocorrência de fortes rajadas de vento, de 50 a 75 km/h, em todo o Estado. Essa condição ocorre pela atuação de uma massa de ar frio associada a um ciclone extratropical no litoral do Uruguai e na região Sul do Rio Grande do Sul.

Com a umidade e a queda nas temperaturas, poderá ocorrer chuva congelada nos pontos mais altos da serra. – Foto: Montagem/Micchel Legnaghi/Reprodução/ND

Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, com a atuação da massa de ar frio, haverá queda nas temperaturas. Ainda, pela umidade transportada do oceano para o continente pelo ciclone, poderá causar chuvas congeladas nos pontos mais altos da Serra catarinense.

As rajadas de vento variam de 50 a 75 km/h em todo o Estado, e nas áreas mais elevadas pode superar esses valores. Com isso, segundo a Defesa Civil, o risco é moderado para ocorrências relacionadas aos ventos fortes, como destelhamentos, queda de árvores e postes.

Nas últimas horas, algumas cidades de Santa Catarina registraram ventos fortes, com destaque para as áreas da Serra catarinense. Também houve registro de ventos intensos em cidades do Litoral do Norte, da região Sul do Estado, entre outras.

Nas últimas horas, algumas cidades de Santa Catarina registraram ventos fortes. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

As temperaturas mínimas devem ocorrer durante a noite, variando de 11 a 17°C no Litoral e áreas próximas, de 4 a 10°C nas demais áreas. Na Serra, pode ocorrer registro de temperaturas negativas, perto de -1°C. Na parte da tarde, as máximas chegam a 26°C no Litoral Norte e variam de 18 a 25°C em boa parte de Santa Catarina.

Amanhecer de quinta-feira com temperaturas baixas

A atuação de uma massa de ar frio segue a todo vapor na quinta-feira (20). Com isso, haverá predomínio de sol com poucas nuvens, e as temperaturas ainda mais baixas, com destaque, para as regiões dos Planaltos e Meio Oeste catarinense, onde as temperaturas podem chegar a -3°C.

De acordo com a Defesa Civil, o amanhecer de quinta-feira oferece condições para a chance de geada em algumas regiões do Estado. – Foto: Mycchel Legnaghi /@saojoaquimonline.com.br/ND

De acordo com a Defesa Civil, o amanhecer de quinta-feira oferece condições para a chance de geada do Extremo Oeste aos Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana.

As temperaturas mínimas variam de 8 a 15°C no Litoral e áreas próximas, e de 3 a 7°C nas demais regiões do Estado. À tarde, as máximas ficam amenas, em torno de 17°C no Planalto Sul e de 17 a 24°C nas demais áreas.

Massa de ar frio começa a se afastar de Santa Catarina

Na sexta-feira (21), a massa de ar frio se desloca em direção ao mar, mas ainda favorece um dia com predomínio de sol e poucas nuvens em Santa Catarina. Novamente, o amanhecer de sexta proporciona chances de geada em pontos da Serra e do Meio Oeste catarinense.

As temperaturas mínimas devem variar de 8 a 16°C no litoral e áreas próximas e de 3 a 7°C nas demais áreas. A Defesa Civil aponta que pode haver registros negativos, perto de -2°C, nos pontos mais altos dos Planaltos e Meio Oeste.

Já na parte da tarde, as máximas seguem amenas, chegando a 25°C no Extremo Oeste e variando de 19 a 24°C em boa parte de Santa Catarina.

Final de semana de tempo firme na maioria das regiões do Estado

No sábado (22) e domingo (23), a alta pressão no oceano ainda deixa o tempo estável em grande parte do Estado, com predomínio de sol e poucas nuvens. Em cidades do Litoral, devido à umidade vinda do mar, a presença de nuvens deve ser um pouco maior, com chance de chuvisco ou chuva fraca e bem isolada à noite.

As temperaturas gradualmente começam a subir, com mínimas variando de 13 a 19°C da Grande Florianópolis ao Litoral Norte e de 7 a 12°C nas demais áreas, com a Serra podendo registrar valores próximos de 5°C. No turno da tarde, as máximas variam de 26 a 28°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul e Norte, e de 20 a 25°C nas demais regiões catarinenses.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.