Diretos dos Oceanos, preservação e sustentabilidade são destaques do The Ocean Race Summit

A tarde desta terça-feira (18), foi de The Ocean Race Summit na Vila da Regata, em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. Autoridades, pesquisadores, cientistas e velejadores apresentaram, durante todo o dia, diversas iniciativas de preservação dos oceanos e das florestas, os impactos das mudanças climáticas e projetos de desenvolvimento sustentável.

A abertura ficou por conta do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itajaí, Thiago Morastoni, que ressaltou a vocação marítima da cidade e a importância do mar para economia, turismo, lazer, além de destacar ações de sustentabilidade feitas no município.

The Ocean Race Summit debate os direitos dos oceanos, ações efetivas de sustentabilidade e preservação – Foto: Bruno Golembiewski/ND

O Chairman da The Ocean Race, Richard Brisius, celebrou o 50º aniversário da regata e destacou que melhores decisões no atual contexto vão ser decisivas para o futuro dos oceanos e consequentemente, da humanidade, que precisa dele. “Se tivermos interesse de continuarmos respirando nos próximos anos, é fundamental pensar nos oceanos”, explicou.

Presidente da The Ocean Race, Richard Brisius celebrou o 50° aniversário da regata – Foto: Bruno Golembiewski/ND

Divido em três painéis, o The Ocean Race Summit abordou temáticas relacionada as políticas públicas de proteção dos oceanos, aprendizados sobre a natureza e conhecimento tradicional, além de fatores econômicos que envolvem as águas que circulam o planeta terra.

Uma das atrações mais esperadas era o multicampeão, medalhista olímpico e veterano na regata de volta ao mundo, Torben Grael, que comandou o histórico Brasil 1 (2005/2006) e venceu a corrida em 2008/2009.

Ao lado do capitão do Holcim PSB, Kevin Escoffier, trocaram experiências na vela e apontaram como as mudanças climáticas estão aparecendo de maneira mais clara no percurso da regata, como na redução de populações de animais, presença de plástico no oceano e no derretimento de geleiras.

“Temos que nos conscientizar que cada pequena ação faz a diferença. Que mesmo que o problema pareça gigante, sem solução, ele pode sim ser resolvido se todos fizerem sua parte”, explicou Grael.

Medalhista olímpico e capitão do Brasil 1, Torben Grael foi uma das personalidades mais aguardadas do The Ocean Summit – Foto: Bruno Golembiewski/ND

A secretária Nacional de Direito Ambiental do Ministério dos Povos Originários, Eunice Kerexu, participou de dois momentos do Summit, destacando a importância de eventos como este para a tratar das ações de preservação dos oceanos, da mata atlântica e da importância da visibilidade e respeito aos povos indígenas.

Catarinense e líder do povo Guarani Mbya da Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, Santa Catarina, Kerexu relevou como os povos originários tem sua relação com a natureza, a considerando, junto dos seres humanos, como uma grande comunidade.

Secretária Nacional de Direito Ambiental do Ministério dos Povos Originários, Eunice Kerexu debateu dois assuntos importantes no Summit – Foto: Bruno Golembiewski/ND

“A gente precisa entender todo esse sistema, todo esse planeta, todo esse bioma, como um corpo, que pra ele andar, precisar ter esse equilíbrio. O que não se movimenta ou está doente, ou está morto”, disse.

Vídeos de personalidades importantes como o fotógrafo Sebastião Salgado, as velejadoras Tamara Klink e Heloisa Schurmann, e o primeiro ministro de Cabo Verde, na África, Ulisses Correia e Silva, foram exibidos entre os painéis.

A The Ocean Race retoma sua programação aberta ao público nesta quarta-feira (19), a partir das 14h. O evento se encerra no próximo domingo, dia 23, com a largada dos barcos rumo à Newport-EUA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.