Com vítimas em SC, grupo é alvo de operação por compras fraudulentas de veículos

Seis pessoas foram presas preventivamente, nesta quarta-feira (19), durante a ‘Operação Marketplace’, que apura compras fraudulentas de veículos. Segundo a Polícia Civil, o grupo investigado fez vítimas em Itapema, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e Florianópolis. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva em Governador Celso Ramos e outras quatro cidades do Rio Grande do Sul.

Seis pessoas foram presas na operação e três veículos foram recuperados – Foto: Divulgação/Polícia Civil/ND

Durante a ação, os policiais recuperaram três veículos de vítimas. Ainda foram apreendidos sete celulares. Além da cidade catarinense, os mandados foram cumpridos nos municípios gaúchos de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Ipê e Constantina.

Participaram da operação policiais das delegacias de Defraudações; de Lavagem de Dinheiro; Fazendária; da Deic (Diretoria de Investigações Criminais ) e da DIC de São José e do Rio Grande do Sul.

Como acontecia o golpe

O delegado da Polícia Civil, Leonardo da Silva, explicou que as negociações iniciavam pelo Facebook. Conforme ele, a investigação apurou que os investigados simulavam comprar veículos em diversas cidades do Estado.

Com o fim das negociações com as vítimas, elas transferiam os veículos em cartório para o falso comprador, pois acreditavam que haviam recebido os valores negociados.

Porém, além de não fazerem o pagamento, após as vítimas descobrirem a fraude, os golpistas ainda entravam em contato com elas e exigiam o pagamento de valores para devolverem os veículos.

Silva destaca que os investigados devem respondem pelos crimes de estelionato, associação criminosa e extorsão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.