Empresários catarinenses visitam “Cidade Inteligente” na Coreia do Sul

A agenda dos integrantes da missão empresarial da Fiesc na Coreia do Sul prosseguiu ontem com duas longas visitas a instituições que se destacam em todo o mundo com estudos e realizações sobre cidades inteligentes (“smart cities”).

A primeira reunião aconteceu na sede da Organização Mundial das Cidades Inteligentes (WeGo), com sede em Seul, que realiza estudos avançados para 215 membros, cidades e corporações. O Brasil tem dois representantes:  Porto Alegre e São Paulo.

Na instituição são realizados os mais desafiadores projetos para as cidades e as corporações, relacionadas com a melhoria da qualidade de vida das respectivas populações.  O intercâmbio e o desenvolvimento de pesquisas são permanentes.

Missão na mais moderna”Smart City” do planeta

As principais linhas e atuação são:  projetos especiais, inovação tecnológica e comunicações, proteção dos setores públicos e privados, e formação de lideranças.

Entre os trabalhos pioneiros destacam-se aqueles relacionados a mobilidade nas grandes e médias cidades e ao desenvolvimento de programas digitais para o turismo.

Em Seul, por exemplo, o sistema de transporte coletivo está disponível nos celulares de todos os coreanos e visitantes, através de um simples aplicativo, incluindo horários de ônibus e metrôs.

O presidente Mário Cezar Aguiar manifestou interesse em incluir o Senai entre as corporações integrantes da Organização.

O empresário Nelson Okamoto também externou o propósito de incluir a cidade de Chapecó entre os participantes.

Cidade Pioneira

Na região de Incheon, a missão catarinense foi recebida por dois diretores brasileiros, que apresentaram vídeos ilustrativos com imagens impactantes sobre o uso da tecnologia para melhorar a qualidade de vida e a segurança de mais de 250 mil pessoas.

Um moderno sistema de controle da cidade com uso de câmeras digitais tem sido possível garantir segurança plena, como indicam as estatísticas: zero de homicídios e zero de assaltos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.