Massa de ar polar e ciclone em alto mar: veja como fica o tempo nesta quinta-feira em SC

A quinta-feira (20) contou com um amanhecer gelado em Santa Catarina. A sensação de inverno fora de época, de acordo com a Defesa Civil, está relacionado com a atuação de uma massa de ar polar, associada a um ciclone extratropical no oceano que fornece umidade para o continente.

Chuva congelada já  foi registrado na noite desta quarta-feira (19). Frio intenso e baixas temperaturas permanecem em SC nesta quinta (20). Reprodução/ND

Com isso, esta quinta é dia de tempo estável e predomínio do sol em todo o Estado. Com a influência do ciclone localizado em alto mar, Santa Catarina ainda terá a ocorrência de rajadas de vento moderadas que devem variar entre 35 e 55 km/h, dos planaltos ao litoral ao longo do dia.

De acordo com o órgão, no amanhecer, alguns pontos  da Serra catarinense terão temperaturas negativas, no Meio-Oeste e nos planaltos as temperaturas variam entre -2 e 5°C, oscilam  entre 3 e 8°C na Grande Florianópolis Serrana e no Alto e Médio Vale do Itajaí, e variam entre 5 e 13°C nas áreas litorâneas do Estado.

De acordo com a Epagri/Ciram, as temperaturas continuarão amenas, inclusive, no período da tarde. Na parte da tarde, as máximas oscilam entre 14 e 17°C no Planalto Sul, entre 15 e 19°C no Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte e entre 18 e 22°C nas demais regiões catarinenses.

Tempo se mantém estável na sexta-feira

Na sexta-feira (21) o sistema de alta pressão que tem provocado as baixas temperaturas se desloca em direção ao mar. Com isso mantém o tempo estável com predomínio de sol e poucas nuvens em praticamente todo o Estado.

Já nas áreas litorâneas a oferta de umidade trazida do oceano para o continente por este sistema, favorece o aumento de nuvens e a ocorrência de chuva fraca e isolada a partir do final da tarde de sexta.

Nas áreas litorâneas terá um aumento de nuvens e a ocorrência de chuva fraca e isolada a partir do final da tarde de sexta. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Segundo a Defesa Civil, há possibilidade de ocorrência de geada nos planaltos e no Meio-Oeste catarinense.

As temperaturas mínimas devem variar de -1 a 6°C no Meio-Oeste e nos planaltos, entre 6 e 10°C no Extremo Oeste, no Oeste, na Grande Florianópolis Serrana e no Alto e Médio Vale do Itajaí, e entre 8 e 16°C no litoral.  As máximas oscilando entre  14 e 19°C no Planalto Sul, entre 20 e 27°C no Extremo Oeste e Oeste, e variando entre 19°C e 23°C no restante do Estado.

Sábado será de chuva em algumas regiões do Estado

Já o sábado (22) será com predomínio do sol no Grande Oeste, com sol entre algumas nuvens nos planaltos e no Vale do Itajaí, e com ocorrência de chuva fraca a qualquer hora do dia nas áreas litorâneas em função do Sistema de Alta Pressão.

Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, novamente o sábado fornece condições para ocorrência de geada nos pontos mais altos da Serra catarinense.

As temperaturas mínimas de 4°C nos pontos mais altos da serra, entre 7 e 10°C no Planalto Sul,  8 e 12°C no Extremo Oeste, no Oeste e no Planalto Norte e entre 11 e 17°C nas demais regiões. Na parte da tarde, as máximas variam entre 22 e 26°C no Extremo Oeste, no Oeste, no Baixo Vale do Itajaí, no Litoral norte e no Litoral Sul  e oscilam entre 18 a 23°C no restante do Estado.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos.

Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Neve e Congelamento de pista: motoristas que transitam nas estradas catarinenses, tenham a máxima cautela, transitando com velocidade reduzida e atenção redobrada. Ao se deparar com gelo sobre a pista, não prossiga. Evite transitar durante a noite, uma vez que a visibilidade fica prejudicada.

Observe placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Observar interrupção de tráfego de veículos em trechos de rodovias na presença de neve ou gelo sobre a pista.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.