Campo Alegre: mini roteiro para curtir a cidade no final de semana

Campo Alegre é uma cidade localizada no Planalto Norte de Santa Catarina, próxima à cidade mais populosa do Estado: Joinville. Seu território é majoritariamente rural, com lindos campos, montanhas, morros e cachoeiras para apreciar. Sua economia é predominantemente agrícola, o que torna fácil encontrar rebanhos pelas propriedades campo-alegrenses. O município é a Capital Catarinense da Ovelha.

Vários sítios abrem suas portas para hospedar visitantes ou oferecer um dia inteiro de experiências como a lida com os animais, colheita nos pomares e passeios em meio à natureza.

Como está a mais de 800 metros acima do nível do mar, Campo Alegre é uma cidade mais fria. O clima a torna ainda mais aconchegante e propícia para curtir um café colonial bem caseiro, feito no fogão à lenha.

Por conta do charme, do aconchego e do ar de vida campestre que Campo Alegre oferece, ela é chamada de Paraíso da Serra. Muitos turistas procuram a região e se juntam à população de 12 mil habitantes para descansar e apreciar a natureza.

Se você está pensando em fazer isso, preparamos esse mini roteiro de lugares para conhecer e curtir Campo Alegre em um final de semana. Talvez dois dias não sejam suficientes e você precise e queira voltar. Certamente haverá motivos para isso. Veja a seguir!

O que fazer em Campo Alegre no sábado de manhã

Imaginando que você chegue a Campo Alegre no sábado pela manhã, uma boa forma de começar o dia na cidade é parar em um estabelecimento para o café da manhã.

No Centro do município, em um raio de no máximo um quilômetro de distância da prefeitura, há três opções. Na Cafeteria Nosso Café, na Panificadora e Confeitaria Ki Delícia e na Pauli Pães e Doces você encontra cafés, sucos, pães, doces, salgados, cucas e outros itens para um bom café da manhã.

Feira de produtos orgânicos 

Alimentado, é hora de passear. Na região central de Campo Alegre há vários locais próximos uns dos outros para conhecer. Uma boa pedida é começar pela feira de produtos coloniais e orgânicos de produtores locais.

A cidade tem dezenas de propriedades que cultivam e comercializam alimentos orgânicos, assim como várias pessoas que se dedicam à produção de geleias, pães, cucas, bolachas e outros produtos caseiros.

Todos os sábados, das 8h às 12h, produtores se reúnem no Calçadão da Cascatinha (Rua Coronel Bento Amorim) para comercializar seus produtos.

Lojas de artesanato 

Casa das Ovelhas, em Campo Alegre – Foto: Amanda Larsen/Casa das Ovelhas/Divulgação

Em seguida, que tal uma parada na Casa das Ovelhas? Já que você está na Capital Catarinense da Ovelha, vale visitar essa loja de artesanato e artigos de decoração cuja temática exclusiva é o animal.

Localizada na Rodovia SC-418, próximo ao trevo de acesso a Campo Alegre, você encontra por lá mantas, pelegos, chaveiros, imãs de geladeira, balanço e muitos outros produtos. Além disso, o espaço comercializa geleias, mel e chocolates.

Na mesma linha do artesanato e considerando que Campo Alegre é uma cidade fria, já que está a 870 metros acima do nível do mar, vale conhecer os produtos da Casa do Artesão. A loja é da Associação Mãos do Campo, que reúne artesãos e produtores rurais da cidade.

Por lá, você encontra ponchos, gorros, cachecóis e pantufas para se proteger das temperaturas geladas. A loja também comercializa edredons em lã de carneiro e artigos de decoração. Na linha de alimentação, há conservas orgânicas, mel, biscoitos caseiros, erva-mate e geleias. O espaço fica na Rua Ernesto Afonso Scheide, número 1437.

Onde comer em Campo Alegre na hora do almoço

Há muitos lugares bons e com lindas paisagens onde você pode almoçar em Campo Alegre. Mais na área central da cidade, você encontra por exemplo a Churrascaria Egon e o Zaff Gastronomia.

Para quem deseja um buffet livre com macarrão caseiro, polenta, strogonoff de ovelha e uma churrasqueira com carne de ovelha, marreco e galeto, a primeira opção é a mais indicada.

Além da comida bem servida, a churrascaria ainda tem um pequeno museu para visitação, com antigos utensílios domésticos. O destaque do local é a wafleira de ferro usada em fogões à lenha que veio da Europa. A receita do waffle está, inclusive, gravada nela, em alemão.

O Zaff, por sua vez, é especializado em gastronomia contemporânea. No menu, há opções de entrada como croquetas de cordeiros, camarão crocante e saladas. Como prato principal, você encontra salmão assado, polvo grelhado, risotos, nhoques e mignon grelhado. Há também pratos kids e sobremesas.

Uma opção de comida caseira servida no fogão à lenha em um ambiente familiar e decoração rústica é no Restaurante do Cláudio. Além da carne de ovelha, há outras carnes chapeadas e diversificados acompanhamentos. O estabelecimento fica às margens da SC-418.

Já se você quiser ter como cenário a paisagem verde de Campo Alegre, opte por locais como a Cervejaria GutGrau ou a MontSerrat. Ambas estão localizadas às margens de rodovias que interligam Campo Alegre a outras cidades e têm em seus cardápios cervejas artesanais próprias e premiadas. Além disso, você encontra cardápios completos com diferentes pratos. Tem opções de hambúrgueres, porções, pratos individuais e até sobremesa.

Outra possibilidade em Campo Alegre é fazer reserva em um dos sítios que preparam o bom e tradicional almoço em fogão à lenha. Propriedades como o Recanto Santa Helena, a Pousada Rural Ponte de Pedra e o Sítio da Nusi oferecem refeições mediante agendamento.

O que fazer em Campo Alegre no sábado à tarde

Caso você almoce em uma das propriedades rurais de Campo Alegre, pode emendar a tarde passeando pelo sítio e conhecendo a rotina no campo.

Viver uma tarde no campo  

Recanto Santa Helena, em Campo Alegre – Foto: Secretaria de Turismo de Campo Alegre/Divulgação

No Recanto Santa Helena, por exemplo, é possível conhecer toda a área e como funciona o manejo com os animais. No Sítio da Nusi, o visitante pode passear pelo pomar, pela horta, caminhar pela propriedade, passear de trator e até fazer piquenique. À tarde é servido um café do sítio, sendo necessário no mínimo um grupo de dez pessoas para realizá-lo.

Passear de trator, pelos pomares e fazer piquenique também são atrativos no Sítio das Cachoeiras. Por lá ainda se encontra mesas cobertas com churrasqueira para passar o dia, tem degustação de vinhos e geleias, contato com os animais e se pode fazer trilha pelas cachoeiras da propriedade.

Passear por trilhas em pontos turísticos de Campo Alegre em um carro 4×4 também é possível no Sítio Cambará, de onde também são feitas cavalgadas pela região. Todas essas opções precisam ser reservadas antecipadamente.

Visitar a Cascata Paraíso 

Se você preferir permanecer pela região central de Campo Alegre, um ótimo lugar para conhecer é a Cascata Paraíso. A cachoeira fica a apenas 550 metros de distância da prefeitura, dentro de um parque com pista para caminhada, bancos, lago e uma lanchonete.

A cascata tem 60 metros de altura e escorre por um grande paredão rochoso, onde algumas empresas de turismo promovem a prática de rapel. Também é possível chegar ao topo da cachoeira.

No caminho até lá há um mirante natural com vista para a cidade e para as montanhas da Serra Dona Francisca. O acesso à cachoeira é público e gratuito, aberto todos os dias da semana.

Piquenique no pôr do sol 

Piquenique ao entardece,r em Campo Alegre – Foto: Oda Alves/BioCult/Divulgação

O que você acha de finalizar a tarde em Campo Alegre fazendo um piquenique ao pôr do sol no meio de um pomar de amoras, mirtilos, framboesas ou em um parreiral de uvas? A propriedade da Bio Cult oferece essa experiência. Mediante agendamento, o visitante escolhe se quer piquenique ou uma tábua de frios com vinho para desfrutar.

A toalha é estendida no chão ou em uma mesinha de madeira e dependendo da hora do dia ganha luzes decorativas e até fogueira por perto. O ideal é chegar algum tempo antes para poder passear pela propriedade, conhecer a produção de frutas agroecológicas e visitar a pequena cascata.

Depois disso, é só aproveitar a alimentação e a paisagem ao redor. A propriedade fica às margens da SC-418, a apenas 2,8 quilômetros do Centro de Campo Alegre.

Onde comer em Campo Alegre no jantar

Alguns estabelecimentos que funcionam no horário do almoço também estão abertos para o jantar em Campo Alegre. É o caso da Zaff Gastronomia e da Cervejaria MontSerrat.

Outra casa gastronômica que vale a pena conhecer é a La Buca Di Barolo Trattoria. O menu oferece opções variadas que vão de salmão, camarão a filé mignon, carne de ovelha, fettuccine com cordeiro e brusquetas. O espaço ainda conta com uma adega repleta de rótulos de vinhos.

Além da alimentação, a experiência é enriquecida pela construção do restaurante, em uma casa de pedra com paredes de vidro de frente para um lago e com vista para os morros de Campo Alegre. O empreendimento fica na Estrada Dona Francisca.

Para quem prefere algo mais descontraído, um drink, um lanche ou uma porção pode optar pelo Pinball Rock Bar. O empreendimento fica no Centro da cidade e sempre tem programação de música ao vivo aos finais de semana.

O que fazer em Campo Alegre no domingo de manhã

Passeio Rural 

Para conhecer de uma só vez várias propriedades rurais de Campo Alegre, é possível contratar passeios com agências de turismo. O percurso inclui trechos da Estrada Dona Francisca e seis paradas pelo caminho. Você conhecerá uma propriedade produtora de frutas vermelhas, um produtor de queijos coloniais e também irá parar em uma loja de produtos alimentícios artesanais.

O passeio dura em torno de quatro horas e ainda contempla o Salto do Engenho – uma pequena cachoeira com área gramada e bancos, distante nove quilômetros da região central de Campo Alegre – e a Cascata Paraíso, no Centro da cidade.

Expedição para os Campos do Quiriri 

Outra oportunidade de curtir as vistas de Campo Alegre é fazer uma expedição para os Campos do Quiriri. É um conjunto de montanhas com alturas que variam entre 1.300 e 1.600 metros e possui 30 cumes. O local faz parte de uma área de proteção ambiental que abrange além de Campo Alegre também as cidades de Garuva e Joinville.

Empresas de turismo local fazem o transporte de turistas até lá em veículos 4×4. Chegando ao topo, o visitante tem 1 hora de contemplação da paisagem.

O passeio pode ser feito em diferentes horários, inclusive para pegar o pôr do sol, que é deslumbrante visto do alto. Algumas empresas incluem no pacote da experiência petiscos, espumante sem álcool e fogueira. Há inclusive a possibilidade de acampar lá em cima.

Rampa do Bugio 

Rampa do Bugio, em Campo Alegre – Foto: Secretaria de Turismo de Campo Alegre/Divulgação

A rampa do Bugio fica no Morro do Serro, na localidade de Bateias de Baixo, a cerca de 17 quilômetros do Centro de Campo Alegre. É mais um local ideal para quem gosta de contemplar a natureza. Mediante agendamento, é possível inclusive chegar bem cedo para assistir ao nascer do sol.

Se no horizonte desponta o astro que colore o céu de laranja, bem à frente do topo da montanha pode ocorrer o fenômeno chamado de mar de nuvens, fazendo com que você fique frente a frente com elas.

A mais de 1.000 metros de altura você consegue ter uma visão 360 graus de Campo Alegre. O local ainda conta com um balanço infinito, área de camping e chalés. Você também pode levar comidas e bebidas para um piquenique. Como o lugar fica dentro de uma propriedade privada, é cobrada uma taxa de R$15 por pessoa.

Onde comer em Campo Alegre na hora do almoço

As mesmas opções do almoço de sábado valem também para o domingo. Isso se você não decidir por um piquenique ou por um passeio que inclua alimentação.

O que fazer em Campo Alegre no domingo à tarde

Para finalizar sua experiência em Campo Alegre de forma gostosa e tranquila, uma boa opção é desfrutar de um café colonial. Há diferentes opções no município para isso. Uma delas é no Dom Camponês.

Localizado às margens da Estrada Dona Francisca (SC-418), está instalado em uma construção que mistura diferentes estilos arquitetônicos, da colonial portuguesa, passando pela germânica e chegando na varanda italiana com inspiração na Toscana.

Por dentro, o local esbanja charme e aconchego. O restaurante e cafeteria possui torrefação de diversos cafés orgânicos, moídos na hora, e uma queijaria própria. São mais de 20 tipos diferentes de queijos e produtos à base do leite da ovelha, como iogurtes e doces.

Outras opções são a Delícias da Lola, propriedade na comunidade de Avenquinha, e Aromas da Serra. Em ambos você encontra pães, doces, bolos, tortas, geleias, sucos, em sua maioria feitos na cozinha dos próprios estabelecimentos. Muitos dos sítios que abrem as portas à visitação também servem cafés coloniais aos turistas.

Onde se hospedar em Campo Alegre?

Refúgio Casa do Lago – Foto: Refúgio Casa do Lago/Divulgação

Há realmente muitas opções de hospedagem em Campo Alegre, especialmente em propriedades rurais, onde há chalés para receber aqueles que desejam ter um final de semana em clima campeiro. Muitos dos sítios mencionados aqui oferecem meios de hospedagem.

É o caso do Recanto Santa Helena, do Sítio da Nusi, da Bio Cult e também da da Pousada Casa Antiga. Todos eles contam com cabanas e chalés em suas propriedades.

Já o Sítio das Cachoeiras e a Rampa do Bugio possuem área para camping. Além deles, Campo Alegre conta com pousadas românticas como o Refúgio Casa do Lago, no alto de uma montanha a 911 metros de altura.

Há igualmente propriedades que oferecem várias opções de quartos com bastante conforto, como o Refúgio Monte Olimpo e também espaços históricos, como o Sítio Ponte de Pedra e o Sítio Canela Preta.

Onde fica Campo Alegre?

Campo Alegre é um município do Planalto Norte de Santa Catarina que faz divisa com as cidades de Garuva, Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. Faz parte da região turística Caminho dos Príncipes e está a 240 quilômetros de distância da capital Florianópolis.

Como chegar em Campo Alegre?

A cidade de Campo Alegre não conta com aeroporto. O mais próximo é o Aeroporto de Joinville, a 64 quilômetros. Para viagens de carro, confira abaixo os principais acessos a partir de cidades de diferentes regiões de Santa Catarina.

Distância de Florianópolis a Campo Alegre: cerca de 240 quilômetros, pela BR-101. Há pedágio pelo percurso.

Distância de Joinville a Campo Alegre: 63 quilômetros, via Estrada Dona Francisca (SC-418).

Distância de Blumenau a Campo Alegre: 135 quilômetros. O principal acesso é pela BR-280.

Distância de Lages a Campo Alegre: aproximadamente 320 quilômetros, pela BR-116. Há pedágio pelo percurso.

Distância de Criciúma a Campo Alegre: cerca de 420 quilômetros, pela BR-101. Há pedágio no caminho.

Distância de Chapecó a Campo Alegre: cerca de 470 quilômetros, via BR-280.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.