Após ataques, Chapecó reúne policiais que farão segurança em escolas

Chapecó/SC começou nesta segunda-feira (10) o cadastro de dezenas de policiais que vão atuar como coordenadores de segurança escolar nos estabelecimentos de ensino municipal. O município deve contratar imediatamente 50 agentes, chegando a 100 policiais gradualmente.

Após ataques, Chapecó reúne policiais que farão segurança em escolas – Foto: Diego Antunes/ND

O Projeto de Lei Complementar, enviado pelo Executivo Municipal, foi aprovado pelos vereadores em tempo recorde e sancionado horas depois pelo prefeito João Rodrigues (PSD), na última quinta-feira (6).

Rodrigues explicou que o objetivo é aumentar a segurança nas 84 escolas municipais para evitar tragédias, a exemplo dos ataques em Blumenau/SC e Saudades/SC.

“Pretendemos, no máximo até quinta-feira, disponibilizar o maior número possível de agentes para ir trabalhar nas escolas e fazer a segurança das nossas crianças”, disse o prefeito.

O cargo

Para assumir o cargo de coordenador de segurança escolar, o agente deverá ter um perfil profissional e técnico. Em função disso, deverá ser preenchido por egressos dos órgãos de Segurança Pública, como policiais Civil, Militar, Federal, Bombeiros, e entre outros.

Entre as funções, está de supervisionar a manutenção da ordem interna em todas as unidades públicas de ensino, inclusive parques, ginásio de esportes e estacionamento. Além disso, coordenar as ações de prevenção com os profissionais da educação e adotar medidas corretivas; coordenar planos de emergência e avaliar riscos.

Na cidade, ainda em 2022, cinco escolas municipais receberam portas giratórias com detectores de metais. Em 2023, a prefeitura instalará o sistema em mais 12 escolas, chegando a 17 instituições. Atualmente, equipes da Guarda Municipal auxiliam na segurança.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.