Neve ou chuva congelada? Meteorologistas divergem sobre ‘primeira neve do ano’ em SC

O fenômeno que ocorreu na noite de quarta-feira (19) em Santa Catarina dividiu opiniões entre meteorologistas do Estado. Enquanto a Epagri/Ciram — órgão que monitora o meio ambiente —  afirma que nevou, a Defesa Civil estadual diz que houve apenas chuva congelada.

Meteorologistas divergem sobre fenômeno desta quarta: neve ou chuva congelada? – Foto: Reprodução/ND

Segundo Epagri/Ciram, as temperaturas em torno de 2°C, associadas à umidade e a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, favoreceram “a ocorrência de chuva congelada de intrensidade moderada e neve de instensidade fraca e bem pontual em Bom Jardim da Serra, no Planalto Sul”. O texto é assinado pelos meteorologistas Gilsânia Cruz e Marcelo Martins.

Já a Defesa Civil destacou que a massa de ar polar que derrubou as temperaturas em Santa Catarina, com as condições citadas acima, “provocou a ocorrência de chuva congelada e de chuva congelante na Serra de Santa Catarina no início da noite desta quarta-feira (19).

Assim como indicavam as previsões, a combinação de uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas em solo catarinense, com a atuação de um ciclone em alto mar, que traz umidade do oceano para o continente, “provocou a ocorrência de chuva congelada e de chuva congelante na Serra de Santa Catarina no início da noite desta quarta-feira (19)”. A nota é assinada pela meteorologista Ana Luiza Dors Wilke.

Em contato com o órgão na manhã desta quinta, a avaliação segue como sendo chuva congelada. “No máximo, pareciam alguns flocos de neve misturados na chuva congelada. Precipitação em neve, de fato, não parece. Ao menos pelos vídeos que conseguimos”, informou a Defesa Civil.

Mesmo assim, o órgão diz que “e tiver acesso a informações adicionais que indiquem [a neve], nós pudemos mudar a classificação”.

Diferença entre neve e chuva congelada

A Defesa Civil explica que a principal diferença entre neve, chuva congelada e chuva congelante, é de que “a neve precipita em forma de cristais de gelo bem característicos”, formados pelo congelamento do vapor d ́água suspenso na atmosfera, com a presença de umidade e em temperaturas próximas ou abaixo de zero.

A chuva congelada, porém, em muitos casos antecede a precipitação de neve e chega à superfície em estado sólido ao tocar o solo, assumindo a forma de uma “pequena pedrinha de gelo”, similar a um granizo, podendo lembrar neve.

O órgão lembra que, com a aproximação do inverno, eventos desta natureza tendem a ser mais frequentes nas áreas mais altas do Estado.

A Epagri/Ciram informa que em abril é menos comum a ocorrência da neve, mas desde 1999 foram registrados quatro eventos do fenômeno em São Joaquim, 1999 (dia 17), 2014 (dia 11) e 2016 (dias 27 e 28).

Amanhecer gelado e ventos fortes

O amanhecer desta quinta-feira (20) foi de temperaturas baixas, como o previsto, com mínimas próxima a 3°C nas regiões do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

A temperatura deve diminuir mais na madrugada de sexta-feira (21), devido ao ar frio e ausência de nuvens, e deve variar entre -1°C a 4°C, além de condição de geada nas áreas altas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte.

A diferença de pressão entre a chegada da massa de ar polar (sistema de alta pressão) e o ciclone no oceano (baixa pressão) provocou vento forte no Estado durante a quarta-feira, com valores de 40 a 80 km/h, chegando a 104 km/h em Bom Jardim da Serra.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.