‘Pavor’: lagartixa se ‘despedaça’ em vídeo e assusta internautas; VÍDEO

Alguns animais, como lagartixas, caranguejos e polvos, possuem uma habilidade um tanto quanto peculiar, “perder” uma parte do corpo quando se sentem ameaçados. A prática se chama autotomia e o professor de biologia Yago Stephano explicou em seu TikTok o porquê esse fenômeno acontece.

Método para despistar predadores de chama autotomia – Foto: Internet/Reprodução/ND

A autotomia consiste em soltar uma parte do corpo que geralmente se regenera para se livrar de predadores, pois assim, o membro deixado para trás cria uma distração e dá tempo para que a presa fuja.

“É tipo quando você precisa sair de casa e deixa um biscoitinho pro seu cachorro pra ele não perceber que você saiu”, simplifica Yago.

Além disso, o professor fez um alerta para não sair pegando todas as lagartixas na mão. “ O estresse causado e a manipulação errada no animal podem estimular a autotomia da cauda e isso não vai ajudar a bixinha”, diz.

A cauda da maioria dos répteis apresentam “planos de fratura”, que são os lugares específicos onde ela se parte. Caso esse mecanismo de defesa seja acionado desnecessariamente, quando a lagartixa realmente estiver em perigo, ela não poderá soltar a cauda.

“Quando a cauda é regenerada, ao invés de ossos, cresce uma estrutura de cartilagem sem pontos de fratura, ou seja, se ela precisar soltar a cauda de novo, ela precisará soltar em pontos de fratura anteriores aos início do rabo anteriormente regenerado”, explica.

Nos comentários, algumas pessoas ficaram com medo, enquanto outras, fizeram piada da situação. “Pavor”, disse uma internauta. “A lagartixa sem o rabo parece um carro de fórmula 1”,  brincou outro.

@yagostephano

Parabens, você seria uma ótima lagartixa! 👏🏼 #biologia #animal #aprendanotiktok #lagartixa

♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628) – dice

Adicionar aos favoritos o Link permanente.