FOTOS: Pescador fisga tubarão sorridente das profundezas e identificação intriga especialistas

Um tubarão bizarro do fundo do mar com olhos esbugalhados e um sorriso incomum foi resgatado das profundezas do oceano por um pescador que viralizou com o flagra de sua captura nas redes sociais. Contudo, especialistas em tubarões consultados pela imprensa não chegaram a um consenso sobre a espécie da qual esta criatura pode pertencer.

Tubarão sorridente de espécie rara dividiu opiniões de especialistas – Foto: Redes Sociais/Divulgação/ND

O registro foi publicado em uma página com o nome de Trapman Bermagui, que se intitula como pescador de águas profundas. Ele disse que capturou o tubarão misterioso a uma profundidade de aproximadamente 650 metros, na costa de New South Wales, no sudeste da Austrália.

O pescador compartilhou uma foto do espécime do fundo do mar em 12 de setembro de 2022, mostrando o tubarão, já morto, com focinho pontiagudo, olhos grandes e esbugalhados, além do branco perolado exposto.

As características incomuns do tubarão rapidamente chamaram a atenção de internautas, o que dividiu opiniões. Enquanto alguns estavam aterrorizados, outros brincavam com a aparência da criatura.

Os comentaristas também especularam sobre a qual espécie o tubarão pertencia. Porém, não houve consenso na identificação do animal.

O palpite mais comum era que o animal seria da espécie conhecida como “cortador de biscoitos” (Isistius brasiliensis), que recebeu esse nome devido às marcas de mordidas distintas que deixa em animais maiores. Outras suposições chegaram até a indicá-lo como um tubarão-duende (Mitsukurina owstoni) ou tubarão-lanterna (Etmopteridae).

Segundo o portal de notícias norte-americano Live Science, especializado em animais e meio-ambiente, o autor da publicação discordou das indicações feitas nos comentários online.

“Não é um cortador de biscoitos”, disse o pescador à revista norte-americana Newsweek. “É um tubarão de pele áspera, também conhecido como uma espécie de cação de esforço”, define o autor da publicação.

Alguns especialistas em tubarões não ficaram convencidos com a identificação do pescador. Outros alegaram que o registro sem mostrar o corpo inteiro do animal também compromete sua identificação.

“Parece-me um tubarão-galinha (Dalatias licha), que é conhecido nas águas da Austrália”, disse Christopher Lowe, diretor do Shark Lab na California State University Long Beach, à revista Newsweek.

Já o biólogo marinho e especialista em tubarões da Florida State University, Dean Grubbs, chegou a uma conclusão diferente. Ele suspeita que o tubarão morto era um cação (Centroscymnus owstonii), semelhante a um tubarão dorminhoco da mesma família dos tubarões da Groenlândia (Somniosus microcephalus), de acordo com a Newsweek.

Já o cientista pesqueiro do Instituto Nacional de Pesquisas Aquáticas e Atmosféricas da Nova Zelândia, especializado em tubarões de profundidade, Brit Finucci, afirmou ao portal Live Science por e-mail que o animal poderia ser um tubarão gulper, mas que não estaria muito convicto.

Charlie Huveneers, cientista de tubarões da Flinders University, na Austrália, disse também à Live Science que concordava com a identificação de Finucci e que o animal era provavelmente um tubarão gulper.

“No passado, os tubarões gulper eram alvo da pesca de óleo de fígado em New South Wales”, disse Finucci. A maioria dos tubarões gulper é “muito sensível à superexploração da pesca” e, como resultado, “algumas espécies estão agora altamente ameaçadas e protegidas na Austrália”, acrescentou ela.

*Com informações de Live Science e Newsweek

Adicionar aos favoritos o Link permanente.