Contratação de Cuca gera onda de críticas de torcidas do Corinthians, exceto de uma

A troca de comando técnico no Corinthians até agradaria a torcida devido aos recentes resultados ruins do então técnico Fernando Lázaro. O Alvinegro agiu rápido e uma hora depois de anunciar o desligamento de Fernando, revelou o novo treinador. No entanto, o nome gerou uma onda de críticas das principais torcidas organizadas do clube, exceto da maior.

Torcidas do Corinthians criticam contratação de Cuca  – Foto: Divulgação

Cuca foi anunciado na tarde de quinta-feira (20) e, com ele, a lembrança do histórico do treinador. Quando ainda era jogador do Grêmio, Cuca e outros três jogadores foram acusados de estuprar uma adolescente, que à época, tinha 13 anos, na Suíça.

Eles chegaram a ser presos, mas voltaram ao Brasil após depoimentos. Dois anos depois, Cuca, que tinha 24 anos à época do crime, foi condenado a 15 meses de prisão e pagamento de multa, no entanto, nunca foi preso.

Conhecido pelos movimentos democráticos, o Corinthians ignorou o histórico do treinador, anunciou sua contratação e viu suas principais organizadas repudiarem o novo comandante. As torcidas organizadas Camisa 12, Estopim, Pavilhão Nove e Fiel Macabra  emitiram notas oficiais contra o novo treinador.

“Viemos a público manifestar nossa total repulsa a uma das maiores vergonhas que o Corinthians acaba de nos impor, que é a contratação desse treinador. Nossa história jamais pode aceitar uma pessoa com um crime hediondo (condenado em julgado) e que não cumpriu sua pena de 3 anos, entre seus quadros de funcionários. O Corinthians foi fundado para ser o clube dos excluídos, dos pobres, que abraçou muita gente. O que está em jogo é a reputação de um dos maiores movimentos sociais desse país”, diz trecho da nota publicada pela Camisa 12 que ainda critica nominalmente o presidente Duilio Monteiro Alves.

A Pavilhão Nove reforça a responsabilidade do time no que diz respeito ao combate às violências e afirma que o clube está abrindo mão de sua história com a contratação. “É responsabilidade da torcida do Corinthians assumir o protagonismo no fomento a uma cultura responsável com relação às violências que atingem a maioria de sua torcida. Não podemos abrir mão da nossa história somente por pensar em títulos”, fala.

A Estopim classificou como inadmissível a contratação do treinador e exige a saída imediata. “É inadmissível que um clube com a história do Corinthians tenha sua equipe principal dirigida por alguém que não tem ética, e respondeu um processo criminal de tamanha crueldade. Exigimos a saída imediata de Cuca, nunca seremos coniventes com isso, e ressaltamos que nunca fomos procurados para tal decisão”, escreveu a torcida.

Já a Fiel Macabra também se posicionou e sequer quis mencionar o nome do treinador. “Somos, e estamos totalmente contra, repudiando a contratação desse senhor, o qual não pronunciaremos o nome, como técnico de futebol do clube. Jogaram a história do Corinthians no lixo”, diz a nota.

Das principais torcidas do clube, apenas uma não se manifestou. Aliás, a indicação é contrária, de que a Gaviões da Fiel fará uma manifestação de apoio à chegada do treinador. A intenção é de que a manifestação seja no CT Joaquim Grava, no sábado (23). Em um áudio que circula na internet, um dos líderes da atual diretoria aprova a contratação do treinador.

“Ele é o único que poderia chegar amanhã e já treinar. A realidade é essa. Ele é bom de Copa. Essa parte pessoal dele temos de esperar o jurídico e o Duilio se posicionarem. Para julgar o cara temos de ver o processo”, diz.

Em contrapartida, o vice-presidente da torcida se manifestou em seu Instagram pessoal repudiando a contratação.

Vice-presidente da Gaviões da Fiel critica contratação de Cuca – Foto: Reprodução/Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.