Advogados são investigados em SC por repassar informações de presos para facção


Trio foi alvo de mandados de prisão da operação Guardiões do Norte III, do Gaeco e PM. Um deles foi preso, uma está foragida e outra deve ficar em regime domiciliar. Integrantes da PM e Gaeco em operação contra grupo criminoso em Santa Catarina
Divulgação
Três advogados que atuam na Grande Florianópolis estavam entre os alvos de mandados de prisão da operação Guardião do Norte III, deflagrada na quinta-feira (20) contra um grupo criminoso de Santa Catarina. O trio é investigado por levar informações de pessoas que estão presas para integrantes da organização que estão nas ruas.
A operação, que cumpriu 53 mandados entre prisão e busca e apreensão, é coordenada pelo Grupo de Atuação Especializada Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, e pela Polícia Militar.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Um dos advogados investigados, Jonathan Santos Profeta, foi preso. A defesa dele disse em nota que “irá se manifestar no decorrer da instrução processual criminal em busca sempre da aplicação justa da lei”.
Das outras duas advogadas investigadas, uma estava foragida, em viagem ao exterior e a outra chegou a se apresentar aos investigadores, mas deve ficar em regime domiciliar. O g1 não conseguiu contato com a defesa delas.
Operação
A investigação começou no Norte da Ilha em Florianópolis, em um trabalho da 39ª Promotoria da Capital e do 21º Batalhão da PM. Esta fase da operação se concentrou nos indícios de que os advogados seriam os elos entre criminosos nas cadeias e as informações repassadas para os integrantes do grupo nas ruas.
Empresário desaparece antes de jantar com amigos e é encontrado morto
Irmão de bebê lançado para fora de carro em acidente morre 3 dias depois em SC
Passageiro deixado sem bagagem com 6ºC na chuva em SC receberá indenização
A operação foi dividida em dois dias por causa da complexidade do caso e do número de mandados, sendo 29 de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão. Veja as cidades:
Grande Florianópolis: Florianópolis, Biguaçu, São José, Palhoça e São Pedro de Alcântara;
Oeste: Chapecó;
Litoral Norte: Navegantes;
Vale do Itajaí: Gaspar;
Serra: São Cristóvão do Sul;
Sul catarinense: Braço do Norte e Tubarão;
Outros estados: Porto Velho, em Rondônia.
Seis pessoas estão foragidas, incluindo a advogada que está fora do Brasil. Segundo divulgado pela PM, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanhou os procedimentos da operação.
O Gaeco é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e composta por integrantes da Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal a Secretaria Estadual da Fazenda, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.