Palhoça celebra 129 anos com música, esporte e gastronomia no final de semana

Moradores de Palhoça e região terão inúmeras atrações para se distrair e se divertir neste fim de semana. O motivo: a cidade completa 129 anos na segunda-feira (24) e a prefeitura organizou ampla programação com música, competições esportivas e boa gastronomia.

A Praia da Pinheira é uma das mais belas de Palhoça – Foto: Mauro Goulart/PMP/ND

Neste domingo, a festa começa com o corte do bolo, às 15h, na Praça das Bandeiras. No mesmo dia e local, às 20h, tem show nacional e gratuito com Toni Garrido. Pescaria, feira de artesanato, exposição de carros antigos e motocicletas e até um clássico do futebol entre os craques da prefeitura e da Câmara de Vereadores fazem parte da programação.

Considerado município com a 9ª economia do Estado, Palhoça se desenvolveu de forma significativa nos últimos anos e não para de crescer. Os investimentos foram em diferentes áreas. Ganhou escolas, postos de saúde, unidades de segurança e espaços públicos para práticas esportivas e culturais. Também houve investimentos em vias públicas, transporte coletivo e saneamento básico e a entrega de 4.000 óculos, em cinco anos, para crianças e idosos carentes.

Todo esse pacote integra o recente desenvolvimento de Palhoça. O ex-secretário de Infraestrutura Eduardo Freccia está à frente da prefeitura desde 2021. Diz que seu maior orgulho é poder trabalhar pela cidade há mais de dez anos.

Prefeito de Palhoça Eduardo Freccia – Foto: Marcos Jordão/ND

“Quando fui secretário, fizemos um planejamento para os próximos anos. Isso me permitiu, hoje, como prefeito, executar as obras que planejei. O município não parou. Quando trocamos a gestão, continuamos com a mesma celeridade e vontade de fazer acontecer”, analisa Freccia.

Na área de mobilidade, o prefeito destaca as obras. “Hoje são oito grandes avenidas interligando bairros e regiões. Cada vez que fazemos uma obra dessa, estamos criando um eixo de desenvolvimento e atraindo empresas e novos negócios”, destaca o prefeito.

“Nosso maior orgulho foi ter conseguido fazer Palhoça continuar crescendo nos últimos anos e gerando oportunidades de emprego, para novas empresas chegarem e para as existentes continuarem crescendo.”

Com a palavra, os números

De janeiro a fevereiro deste ano, Palhoça foi a cidade catarinense que mais gerou vagas de emprego na construção civil, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O índice apontou para 1.569 admissões, um saldo de 684 vagas disponíveis e um estoque de 6.282 postos de trabalho. O levantamento também mostra o crescimento vertiginoso do PIB (Produto Interno Bruto), que passou de R$ 2,6 bilhões em 2010, para R$ 6,5 bilhões em 2020.

O comércio também é uma das forças de Palhoça – Foto: Mauro Goulart/PMP/ND

Em 12 anos, o número de empresas mais que triplicou. Saltou de 12.392 em 2010, para 41.100 em 2022, segundo levantamento da Secretaria da Fazenda de Palhoça. A população cresceu 73%. Se, em 2010, havia 137.334 habitantes, a prévia de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica que Palhoça está com 236.638 habitantes.

“O diferencial de Palhoça é não depender de um único setor, mas ter todos fortes e acontecendo. Isso a faz ser essa cidade que atrai muitas pessoas que buscam oportunidade, emprego. E mostra que estamos no caminho certo, gerando qualidade de vida acima de tudo”, ressalta o prefeito.

Desafios

Uma cidade repleta de belezas naturais e turísticas, a exemplo das praias e do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Palhoça também tem seus desafios. Freccia acredita que mobilidade ainda é o maior deles.

“Por 40, 50 anos, as cidades da região trataram a BR-101 como sua avenida principal. O desafio é fazer Palhoça ter mobilidade entre os bairros. Por isso, estamos fazendo novas avenidas”, destaca, lembrando que saneamento e saúde também pedem investimentos.

“Estamos desenvolvendo um plano para fazer a concessão do saneamento e termos 100% de cobertura no município. Outra questão é o tão sonhado hospital de Palhoça. Fizemos a aquisição do terreno, contratamos os projetos e, nas próximas semanas, vamos entregar para aprovação da Vigilância Sanitária. Depois, poderemos construir um hospital que vai atender Palhoça e a Grande Florianópolis”, planeja Freccia.

Animado com a gestão e os próximos passos, neste fim de semana Freccia e os palhocenses querem mesmo é celebrar. Neste sábado, ele é um dos atletas confirmados no clássico que será disputado entre a prefeitura e a câmara.

“Fizemos uma programação toda pensada nas famílias para que todos participem. Palhoça cresce, mas cresce oportunizando qualidade de vida e esse é o nosso trabalho: fazer a cidade crescer e se tornar cada vez melhor para quem vive aqui.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.