VÍDEO: Sem saber, homem segura cobra mais venenosa das Américas; ‘brincou com a morte’

Um homem correu o risco de ser picado pela cobra mais venenosa das Américas após pegá-la com as mãos sem saber qual era sua espécie. A serpente que aparece no vídeo é uma surucucu-pico-de-jaca, a segunda mais venenosa do mundo.

Homem brincou com a cobra e, por sorte, não foi mordido – Foto: Reprodução/Instagram/ND

No início do vídeo, é possível perceber que a serpente chega a ficar em posição de ataque e, após ser cutucada com um galho, desiste do bote e tenta fugir. Ainda assim, homem pega a cobra com uma das mãos e brinca. “Tira uma foto”, diz.

“Ó essa peste, ‘tá’ até parecendo um pico-de-jaca”, assume o homem. Conforme o biólogo Henrique Abrahão, especialista em cobras, as pessoas facilmente confundem as venenosas serpentes com jiboais, estas que, por sua vez, não são peçonhentas.

Nos comentários do vídeo publicado pelo biólogo, os seguidores ficaram chocados com a brincadeira que poderia ter acabado mal. “Brincou com a morte”, “nasceu de novo” e “a sorte tava do lado dele nesse dia” foram alguns dos comentários feitos.

Veja o vídeo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Biólogo Henrique (@biologohenrique)

Surucucu-pico-de-jaca

Segundo o Instituto Butantan, a surucucu-pico-de-jaca é a maior serpente peçonhenta das Américas e a segunda maior do mundo, atrás apenas da cobra-rei (Ophiophagus hannah).

A espécie pode alcançar mais de 3 metros de comprimento e tem, no final de sua cauda, escamas arrepiadas. As escamas de seu corpo são semelhantes à casca de uma jaca – daí o nome popular da espécie.

Ela é a única serpente do gênero Lachesis presente no Brasil, e pode ser encontrada em grande parte da Amazônia, nos estados do Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso; e na zona norte da mata atlântica, entre os estados do Ceará e o Rio de Janeiro.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.