Ursa que matou corredor na Itália é capturada e pode ser sacrificada

A ursa-parda que matou um corredor de montanha na Itália foi encontrada no Parque Nacional Brenta de Val Meledrio, um vale montanhoso no norte do país. O animal foi encontrado na semana passada.

JJ4, de 17 anos, foi capturada em uma armadilha – Foto: ANSA/Divulgação/ND

A ursa, identificada como JJ4, de 17 anos, foi capturada em uma armadilha em forma de tubo com isca. Ela atacou o corredor Andrea Papi, de 26 anos, enquanto ele fazia uma corrida por uma área arborizada perto da cidade de Caldes.

O animal foi separado dos três filhotes que estavam com ela no momento da captura. Os funcionários do parque consideram que as crias já são autossuficientes para serem deixadas para trás. A ursa foi sedada e levada para um centro de vida selvagem perto da província de Trento.

Em 2020, este mesmo animal atacou um homem, de 59 anos, e o filho dele, de 28 anos. Na época, o presidente da província autônoma de Trento, Maurício Fugatti, tentou sacrificar a ursa. Mas, a medida não foi aceita pelo tribunal do país. A proposta do presidente, inclusive, causou revolta em grupos que defendem os direitos dos animais.

“O governo está considerando JJ4 culpado de ser um urso e recorrendo a métodos de estilo Rambo para todos os animais selvagens”, escreveu o grupo de defesa Animalisti Italiani, que acusa o governo de não priorizar o bem-estar dos ursos ou das pessoas que circulam pela região.

Agora, os tribunais do país precisarão novamente decidir se a ursa permanecerá viva. As agências de proteção à vida selvagem pediram a suspensão da execução do animal. A decisão deve sair até o dia 11 de maio.

Os ursos-pardos alpinos estavam à beira da extinção na década de 1990. Para reverter esse cenário, a União Europeia financiou o projeto Life Ursos que ajudou a reintroduzir o animal e levou dez ursos da Eslovênia para Trento entre 1999 e 2002.

Entre os animais que chegaram estavam os pais de JJ4, Joze e Jurka, apresentados em 2000 e 2001 da Eslovênia. O nome da ursa foi escolhido pelo Instituto Nacional de Fauna Selvagem da Itália e utiliza as iniciais ‘JJ’ dos pais.

O governo de Trento estima que haja até 92 ursos na província. Segundo o jornal britânico “Metro”, o presidente trabalha para transferir cerca destes animais “em excesso” da região.

O caso

Andrea Papi saiu para treinar em uma floresta perto de Caldes, na região de Trentino-Alto Adige, quando foi atacado pela ursa.

Andrea Papi saiu para treinar em uma floresta perto de Caldes. O corpo dele foi encontrado no dia 6 de abril – Foto: Redes Sociais/Divulgação/ND

Preocupada com o desaparecimento, a família pediu ajuda aos socorristas, que encontraram o corpo dele no dia 6 de abril em um barranco.

Ele estava com feridas profundas no pescoço, nos braços e no estômago.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.