Décio Lima assume presidência do Sebrae Nacional

O Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional se reuniu na tarde desta segunda-feira (10), conforme previsto desde o fim do mês passado, para escolher seu presidente para os próximos quatro anos. A indicação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi o catarinense Décio Lima, presidente do PT do Estado, que logo após a reunião já tomou posse.

Décio conversou com presidente Lula antes da reunião em que tomou posse como diretor-presidente do Sebrae Nacional. À direita, Paulo Okamoto, articulador da posse de Décio Lima. – Foto: Ricardo Stuckert/Secom Presidência/Divulgação/ND

O diretor-técnico, Bruno Quick, e a diretora de Administração e Finanças, Margarete Coelho, continuam nos cargos ocupados.

Décio ganhou destaque ao abrir mão de ser candidato a um cargo em Brasília para concorrer ao governo no Estado e chegou ao segundo turno, quando Jorginho Mello (PL-SC) foi eleito.

Décio é próximo ao presidente Lula e aguardava uma colocação desde o começo da gestão do novo governo federal. E esta colocação veio justamente na marca de 100 dias de governo.

O cargo é bastante visado, por estar próximo ao setor produtivo e empresarial do país e ter uma remuneração em torno de R$ 50 mil.

Décio Lima é natural de Itajaí, no Litoral Norte catarinense, e formado em Ciências Sociais e em Direito. Foi prefeito durante dois mandatos consecutivos em Blumenau e teve como marca da sua gestão a implantação de programas de inclusão social e modernização urbana.

Também ocupou o cargo de superintendente do Porto de Itajaí, um dos mais importantes complexos portuários do Brasil, sendo responsável pela captação do maior volume de investimentos em toda sua centenária história. Elegeu-se três vezes deputado federal por Santa Catarina.

Décio Lima é casado com a deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) e tem dois filhos.

Apoio de Lula

Antes da reunião, o ex-deputado federal, Décio Lima, esteve com o presidente Lula junto com o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamoto, ex-presidente do Sebrae Nacional, para conversar sobre os desafios do Sebrae Nacional na sua nova gestão, antes da viagem internacional do presidente para a China.

Paulo Okamoto foi o responsável pela articulação dentro do Sebrae para que Paulo Melles, antigo presidente ligado ao governo anterior, fosse tirado do cargo, o que acabou acontecendo por meio de uma carta em que Melles renunciou ao posto, e a colocação de Décio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.