VÍDEO: Novo binário de Florianópolis valoriza o ciclista, mas é confuso em alguns trechos

A reportagem do Arena ND+ percorreu o novo binário de Florianópolis, implantado na última sexta-feira (21), mas que passou pelo seu principal teste nesta segunda, o primeiro dia útil desde o modal foi alterado.

Cercado de grande expectativa pela comunidade, o trecho alterado nos bairros Carvoeira e Pantanal ainda gera curiosidade, confusão e um pouco de incômodo junto aos moradores e comerciantes.

Trecho feito pela reportagem do Arena ND+ de bicicleta - Strava/Divulgação/ND
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Trecho feito pela reportagem do Arena ND+ de bicicleta – Strava/Divulgação/ND

Trecho da ciclofaixa atrás da UFSC, na deputado Edu Vieira - Diogo de Souza/ND
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Trecho da ciclofaixa atrás da UFSC, na deputado Edu Vieira – Diogo de Souza/ND

Novo binário de Florianópolis entra em operação nesta manhã de sexta-feira - GMF/Divulgação/ND
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Novo binário de Florianópolis entra em operação nesta manhã de sexta-feira – GMF/Divulgação/ND

Os ciclistas, no entanto, têm o que celebrar. Além de ganhar um espaço exclusivo para o trânsito de bicicleta, a GMF (Guarda Municipal de Florianópolis) lembra que as ciclofaixas anexadas as das ruas Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal, e Capitão Romualdo de Barros, na Carvoeira, têm mão dupla.

As bicicletas que circularem pelos espaços, dessa forma, não precisam obedecer o sentido dos carros. A informação foi confirmada pelos agentes que estavam, em dois pontos, na manhã desta segunda-feira, ainda em processo de monitoramento e orientação dos usuários.


Trecho da capitão Romualdo percorrido de bicicleta – Vídeo: Diogo de Souza/ND

“Eu achei isso aqui o máximo. Pego minha bicicleta e dou a volta entre Carvoeira e Pantanal em pouco tempo e com segurança, antes era uma loucura passar aqui – na rua Deputado Edu Vieira. Agora eu faço esse trajeto com menos tensão”, sorriu Sofia de Almeida, 19 anos, estudante da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e ciclista que passava pelo local.

Conexões ainda confusas

O que a reportagem atestou é que as conexões entre as ciclofaixas ainda são um pouco confusas, sobretudo, no espaço da Edu Vieira, atrás da UFSC.

Da Eletrosul, por exemplo, até a Beira-Mar Norte, as estruturas para a bicicleta não “conversam” e o usuário precisar usar um pouco do instinto para acessar a ciclovia da Beira-Mar Norte.

Confira

Trechos mais confusos que foram percorridos pela reportagem – Vídeo: Diogo de Souza/ND

Outro ponto que chama a atenção foi a fluidez com que os carros, paralelamente, percorreram o local. A travessia da reportagem foi feita do meio-dia às 13h e, apesar de todo o movimento sugerido pelo horário, os veículos não enfrentaram retenção no trecho.

O uso da bicicleta, no entanto, é um pouco tímido. Foram poucas vistas no local ao longo da hora.

Dúvida e curiosidade

A semana começou com muita curiosidade acerca da nova alternativa encontrada pelo Executivo, para dar mais fluidez para o trânsito. Sob um clima que virou do sol, para o vento e a chuva em poucos minutos, a reportagem percorreu todo o espaço e conseguiu falar com algumas pessoas.

Cruzamento da rua Capitão Romualdo de Barros com a João Motta Espezim. – Vídeo: GMF/Reprodução/ND

Um morador, de cima da sacada da sua casa que fica na rua Capitão Romualdo de Barros, protestava junto aos carros que passagem pelo local. “Isso nunca vai dar certo, os carros passam muito rápido, ainda var dar muito problema”, gritou.

Outro pedestre que esperava para atravessar na mesma via, em direção ao bairro José Mendes, lembrou que “os carros são impacientes, eles passam por cima da gente e não dão a preferência na faixa de segurança. Atravesso aqui todos os dias e não adianta mudar o sentido se não houver mudança de postura”, observou uma senhora que não quis divulgar seu nome.

Novo binário

O novo binário no entorno da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), entrou em operação na última sexta-feira (21), mas sua operação e melhoria na mobilidade só poderá ser percebido ao longo desta semana.

Segundo a GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), por volta das 8h10, no cruzamento da rua Capitão Romualdo de Barros, com a rua João Motta Espezim, por causa da alteração do sentido preferencial de circulação, há um pouco mais de retenção neste local.

Por conta da alteração do sentido preferencial, os motoristas reduzem a velocidade na rua Capitão Romualdo de Barros e geram um pouco mais de retenção para acessar a rua João Motta Espezim. A GMF deverá ficar ao longo da semana para auxiliar nas principais dúvidas.

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