Cartórios avançam em informatização e facilitam ainda mais a prestação de serviços ao cidadão

Os documentos em papel ainda existem nos cartórios, mas a digitalização dos serviços otimizou o tempo e o custo para o cidadão – Foto: Divulgação

Santa Catarina é pioneira por inovar em diversas áreas. É o caso, por exemplo, do trabalho feito pelos cartórios do Estado, que se destacam nacionalmente na premiação anual da atividade no Brasil. Uma mostra disso é que, atualmente, documentos do cartório têm um selo digital fiscalizador e a autenticidade deles pode ser verificada no site do Tribunal de Justiça. Essa mudança é recente e começou em Santa Catarina. A última década foi marcada por fortes investimentos na área e quem ganhou foi o cidadão, acessando serviços mais eficientes e seguros.

Os números também realçam os avanços. Os cartórios ocupam a primeira colocação nos quesitos confiança, importância e qualidade dos serviços à frente de outros 14 órgãos, conforme pesquisa do Instituto Datafolha, que ouviu 944 pessoas em cinco capitais do país em 2022. Segundo a pesquisa, 76% dos entrevistados consideram os cartórios as instituições mais confiáveis. Além disso, 92% percebem melhora na informatização dos serviços prestados.

Em Santa Catarina, os cartórios investiram para se adequar às normativas e, ao mesmo tempo, avançar no uso de tecnologia, sistemas e treinamento de pessoal. Alcançando alto nível de informatização, passaram a entregar serviços mais ágeis, aumentaram a segurança jurídica e tornaram mais prática a vida do cidadão.

Serviços que muitas vezes forçavam o cidadão a percorrer longas distâncias, como o apostilamento de documentos, não trazem a mesma dificuldade do passado. Há alguns anos essa demanda se resolve em cartório e ninguém mais precisa ir para diferentes estados a fim de validar sua documentação. Os cartórios fazem tudo de modo rápido e fácil.

Avanços na área de registro civil

A informatização dos cartórios trouxe muitas ferramentas para facilitar a busca de informações nos cartórios. Hoje, pessoas que vêm de outros estados para Santa Catarina e querem, por exemplo, fazer passaporte ou carteira de identidade nova não precisam retornar ao Estado de origem para obter documentos. Pela internet, é possível solicitar e receber a certidão de nascimento eletrônica, digitalizada ou ir direto a um registro civil, na cidade em que está, e pedir o documento físico.

Tabelionato de notas

No tabelionato de notas, Santa Catarina também avançou. Na pandemia foi o primeiro Estado a realizar uma escritura de imóvel de forma online, em abril de 2020. Aqui, foi criada uma ferramenta que realiza as escrituras por videoconferência. Vale lembrar que a escritura requer o aceite das partes envolvidas numa reunião perante o tabelião. Ao perceber que o modelo funciona, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) adotou a medida em todo país. Ou seja, mais um exemplo do pioneirismo e do protagonismo dos cartórios catarinenses que se espalhou pelo Brasil.

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