Covid-19: Gaspar amplia vacinação bivalente para toda a população a partir dos 18 anos

A prefeitura de Gaspar comunicou que a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 já está disponível para toda a população a partir dos 18 anos. A ampliação do público foi anunciada na segunda-feira (24), pelo Ministério da Saúde.

Covid-19: Gaspar amplia vacinação bivalente para toda a população a partir dos 18 anos – Foto: Prefeitura de Gaspar/Reprodução ND

A Secretaria de Saúde de Gaspar informou que a dose da vacina está disponível em todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Para receber a dose da vacina bivalente, a pessoa deve ter completado o esquema vacinal com no mínimo duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca) e recebido a última dose há, pelo menos, quatro meses.

Bivalente

A vacina, fabricada pela Pfizer, é uma atualização dos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e contra a variante ômicron. A campanha com a bivalente foi iniciada em fevereiro deste ano, voltada para pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos e com comorbidades a partir de 12 anos, profissionais da saúde, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias), além de indígenas e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais.

A secretaria destaca que, no dia da vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da vacinação. Também é preciso apresentar o documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável.

“Estamos ampliando a nossa vacinação para que todas as pessoas tenham a oportunidade de se imunizar. A vacina é a melhor forma de proteção disponível atualmente, que ajuda a evitar o agravamento dessas doenças. Precisamos que a população compareça nas unidades e complete o seu esquema vacinal”, explica o secretário de saúde, Francisco Hostins Junior.

A imunização contra a Covid-19 monovalente é realizada somente nas quatro ESFs referências, sendo elas nos bairros Barracão, Bela Vista, Belchior e Centro. A secretaria ainda comunicou que, no momento, aguarda a reposição dos imunizantes Pfizer Adulto, AstraZeneca e Janssen.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.