Mais de 2 mil pessoas já receberam a vacina bivalente contra Covid-19 em Rio do Sul

A vacinação bivalente contra a Covid-19 também avança em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Liberada para todo o público maior de 18 anos nesta semana, já foram 2.283 doses do imunizante aplicadas na cidade desde que ele foi disponibilizado para a comunidade.

Vacina contra a gripe também é uma das prioridades do município, que tem como meta vacinar 90% dos grupos prioritários neste inverno – Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

A vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível nas unidades de saúde com sala de vacina ou na Policlínica de Rio do Sul. Segundo a secretaria municipal de saúde da cidade, outra prioridade é a vacinação contra Influenza com a chegada do inverno.

Iniciada há duas semanas, a campanha nacional de vacinação contra a gripe já imunizou 10,14% do seu público-alvo em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Segundo a prefeitura da cidade, este percentual equivale a cerca de 2,3 mil pessoas dos grupos prioritários.

Para receber a vacina contra a gripe, restrita neste primeiro momento apenas aos grupos prioritários, é necessário levar documentos pessoais e carteira de vacinação. As 11 unidades de saúde dos bairros com sala de vacina e a Policlínica de Saúde estão abertas para atender a comunidade.

A Policlínica está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, sem fechar para o almoço. A comunidade também pode buscar atendimento nas unidades de saúde dos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Bela Aliança, Bremer, Budag, Canta Galo, Fundo Canoas, Progresso, Santa Rita, Santana e Taboão entre 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 para se vacinar.

‘A vacina é o fator maior de proteção’

De acordo com a Secretaria de Saúde de Rio do Sul, a Influenza e a Covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para os não vacinados. Para a vacina contra a gripe, a meta da cidade é vacinar, pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Os grupos prioritários são crianças, gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, professores, trabalhadores da saúde, forças de segurança, motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros e povos indígenas.

A Secretária de Saúde de Rio do Sul, Roberta Hochleitner, reforça que quem toma a vacina bivalente contra a Covid-19 pode receber a vacina da gripe no mesmo dia.

“As duas doenças, a gripe e a Covid-19, são síndromes respiratórias agudas graves virais e afetam o sistema respiratório. Nesta época do ano os casos aumentam consideravelmente e preocupam pela demanda em unidades de pronto atendimento e hospitais. A vacina é o fator maior de proteção disponível atualmente, que ajuda a evitar o agravamento dessas doenças”,  afirma a secretária Roberta Hochleitner.

A vacinação contra a influenza em Rio do Sul já tem o seu Dia D, marcado para um sábado, dia 6 de maio. Na data, todas as unidades estarão abertas para atendimento dos grupos prioritários das 08h às 17h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.