Horto da UFSC promove curso básico de ilustração científica de plantas medicinais

O Horto Didático de Plantas Medicinais da UFSC promove, de 6 de maio a 3 de junho o Curso Básico de Ilustração Científica de Plantas Medicinais a Grafite. Serão cinco encontros aos sábados, das 9 às 11h. O local dos encontros será o Horto Didático (CCS/HU) e o Laboratório Morfofuncional do CCB (Bloco B). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de maio, ou até estarem preenchidas todas as 40 vagas.

As ministrantes do curso são as professoras Maique Weber Biavatti, do Departamento de Ciências Farmacêuticas; a professora Renata Palandri Sigolo, do Departamento de História e a ilustradora botânica e escritora Cristina Tonussi, acadêmica do curso de Ciências Biológicas da UFSC. O curso tem o apoio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A capacitação é gratuita e dá direito a certificado de 10 horas.

“O curso se destina àqueles interessados em desenvolver ou aperfeiçoar seu próprio desenho para ilustrações científicas em geral e ilustradores botânicos iniciantes ou profissionais. Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de esboçar um desenho de uma folha no seu ramo com flor ou não, da forma que ele a observa na natureza. Assim como reconhecer em uma planta se a folha é simples ou composta, sua filotaxia, qual o tipo de nervura, base e ápice da mesma. O aluno saberá a diferença entre uma ilustração figurativa e uma ilustração científica, assim como em relação à história da ilustração botânica o aluno perceberá o movimento social que acompanha toda uma população de um determinado país. Quanto ao preparo de chás, saberá a diferença entre usar cascas, flores, folhas ou raízes e a forma correta do preparo”, explica a professora Maique Biavatti.

Para inscrever-se, clique aqui.

 

Mais informações: 
Site do Horto Didático

Adicionar aos favoritos o Link permanente.