SC estende vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos


Ampliação segue uma recomendação do Ministério da Saúde. Em Florianópolis, o imunizante é oferecido ao público desde terça-feira. Vacina bivalente contra a Covid-19 é ampliada para pessoas a partir de 18 anos em Santa Catarina
Reprodução/Agência Brasil
O governo de Santa Catarina confirmou nesta quarta-feira (26) que toda a população catarinense com 18 anos ou mais pode receber uma dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19. A ampliação segue uma recomendação do Ministério da Saúde.
Até o momento, o Estado recebeu 823.818 doses da vacina. Do total, são distribuídas 671.118 doses de acordo com a demanda de cada cidade. As demais doses estão à disposição dos municípios, informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Em Florianópolis, a ampliação do público-alvo ocorre desde terça-feira (25). Já em São José, município que faz limite com a capital de Santa Catarina, a vacinação do novo público inicia na quinta-feira (27). O imunizante pode ser encontrado nos centros de saúde.
Tanto o governo do Estado quanto a Capital afirmam que não há falta de vacina. Segundo dados do vacinômetro federal, foram aplicadas apenas 254.469 doses do imunizante em todos os 295 municípios de Santa Catarina.
Operação da PF em 10 estados apreende carros de luxo e R$ 2,3 milhões em espécie
SC sanciona ‘Escola Mais Segura’ que autoriza policiais armados nas unidades
Os pré-requisitos para receber a dose continuam os mesmos, segundo a SES: a pessoa precisa ter tomado ao menos duas doses da vacina monovalente e essa aplicação deve ter sido feita em um intervalo mínimo de quatro meses.
Com a ampliação da vacinação podem tomar uma dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente contra a Covid–19 todas as pessoas abaixo:
população geral com 18 anos ou mais;
pacientes imunocomprometidos, a partir dos 12 anos;
pessoas com comorbidades, a partir dos 12 anos;
população das comunidades indígenas e quilombolas, a partir dos 12 anos;
gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto), a partir dos 12 anos;
trabalhadores da saúde, a partir dos 12 anos;
pessoas com deficiência permanente, a partir dos 12 anos;
população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade, a partir dos 12 anos.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.