Entenda por que avião está escaneando Chapecó desde sábado

Um avião Seneca II está sobrevoando o município de Chapecó/SC, desde sábado (22), em dias de sol, para fazer imagens das construções, estradas, rodovias, ruas, e do relevo do município.

Prefeitura de Chapecó contrata levantamento aerofotogramétrico do município – Foto: Giuseppe Meneghetti/Prefeitura de Chapecó/ND

O comandante e técnico agrimensor Bruno Almeida e o operador geógrafo Alessandro Maffissoni estão fazendo o levantamento aerofotogramétrico, voando 870 metros, em faixas que vão “escaneando” o território, com uma precisão de 8 cm. Eles já fizeram trabalhos similares para a implantação de ferrovias e usinas hidrelétricas.

Valmor Scolari, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, diz que o levantamento é a segunda etapa do processo de georreferenciamento, um levantamento de informações que vão abastecer a Administração Municipal.

“Vamos sair de um sistema analógico e presencial, onde as pessoas precisam ir até a secretaria ou à Prefeitura para consultar informações, para um sistema digital que será totalmente online. As pessoas poderão consultar de seus escritórios o que podem construir num terreno, qual o percentual de edificação, quantos andares poderá construir. Isso facilitará a atualização do Plano Diretor, verificar a realidade das construções, permitirá atualizar a planta de valores e planejar o desenvolvimento de Chapecó”, disse Scolari.

Prefeitura de Chapecó contrata levantamento aerofotogramétrico do município – Foto: Giuseppe Meneghetti/Prefeitura de Chapecó/ND

O engenheiro cartógrafo da secretaria, Thiago Nuenberg dos Santos, disse que a atual planta de valores é de 1995. Ele prevê que na terceira etapa, após a inserção dos dados levantados na plataforma da Prefeitura, já será possível as consultas virtuais.

A expectativa de conclusão do georreferenciamento é para outubro. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD-SC), disse que o investimento é de R$ 7.362.245,00, para modernizar a Administração e incluir Chapecó no rol das “cidades inteligentes”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.