Prefeitura tem solução para conter alta velocidade na Edu Vieira em Florianópolis

A implantação do binário na rua Deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal, em Florianópolis, melhorou o fluxo de veículos na região e está resolvendo um problema crônico do trânsito na região.

Neste local também será colocada uma lombofaixa – Foto: Leo Munhoz/ND

A medida foi elogiada por moradores ouvidos pela reportagem, mas um ponto específico preocupa, em especial aos pedestres: o fluxo de trânsito ficou tão bom que os veículos estão passando em alta velocidade na via.

Para a prefeitura, o binário é encarado como um processo e vai exigir monitoramento por, pelo menos, 60 dias e ajustes pontuais. Para atender à reclamação dos moradores, a prefeitura irá instalar duas lombofaixas na rua.

“Iniciamos a mudança [do binário] na sexta-feira (21) e estamos fazendo ajustes, novas sinalizações. Como é uma mudança importante no sistema viário da região, entendemos que é um processo e a prefeitura mantém os técnicos à disposição fazendo levantamentos e melhorias pontuais”, declara o secretário de Infraestrutura, Rafael Hahne.

Segundo ele, duas lombofaixas seriam colocadas nesta madrugada, uma em frente ao posto de saúde do Pantanal e outra cerca de 200 metros depois, perto da rotatória da Eletrosul, caso não chovesse.

Hahne também afirmou que a prefeitura está colocando mais placas de sinalização para os motoristas respeitarem a velocidade, melhorando a sinalização das ciclofaixas e a orientação de fluxo.

“No contexto geral, o binário teve grande sucesso até agora. Não tivemos nenhuma intercorrência grave e transformamos a mobilidade da região de um dia para o outro”, defende o secretário.

Adelita Biazus de Melo, 60 anos, é assistente administrativa e trabalha a 200 metros de casa, no bairro Pantanal, em Florianópolis. Como tem dificuldade de locomoção, usa muleta nos deslocamentos no bairro.

Ela concorda com a implantação do binário na rua Deputado Antônio Edu Vieira, que reduziu o congestionamento na região, mas ela, outros moradores e os comerciantes do Pantanal estão preocupados com a segurança, sobretudo dos pedestres.

Adelita esta preocupada com a segurança para atravessar na Edu Vieira – Foto: Leo Munhoz/ND

“Cadê a pista de elevação para diminuir a aceleração dos carros? Tá virando uma pista de corrida. Desde sábado (22), quem passa aqui percebeu a alta velocidade dos motoristas, uma falta de respeito”, reclama.

Além da alta velocidade dos carros, segundo Adelita, ficou mais difícil atravessar a via, mesmo na faixa de pedestre. “Esses dias fui utilizar a faixa e ninguém parou. Devo ter levado uns 5 minutos esperando”, conta ela.

A estudante Giovana Motta Alves, 18 anos, mora há um mês no Pantanal e sente a mesma dificuldade. “Como vim de Porto Alegre, minha experiência é outra. Aqui, as pessoas são mais educadas com os pedestres, mas, mesmo assim, é um ou outro que para”

O operador de vendas Sandro Brum, 52 anos, reconhece que o binário melhorou o fluxo de carros, mas também reclama da falta de segurança. “Pego ônibus 3h30 para trabalhar e tenho visto racha de carro e moto. Tem que aumentar a segurança aqui [em frente ao posto de saúde do Pantanal] e na rotatória”, diz o trabalhador.

Sandro num dos locais que terão lombofaixa an Edu Vieira – Foto: Leo Munhoz/ND

A bailarina Paula Felito da Costa, 37 anos, mora numa servidão com acesso à rua geral do Saco dos Limões. “Da esquina, vejo que os carros passam a uns 80 km/h, é demais. O meu filho passeia bastante com o cachorro e fico preocupada, mas o trânsito melhorou. A gente fazia o trajeto antes 40 minutos para a escola dos meninos e agora levamos dez”, afirma.

Antonio Pruner tem uma empresa há 40 anos no Pantanal e também presencia os carros passando em alta velocidade na Edu Vieira. “O pessoal está correndo demais. Tem duas soluções: colocar radar e multar, para o pessoal respeitar, ou colocar lombada elevada”, sugere.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.